Venezuelanos protestam no Itamaraty contra resultado de eleição

0

Um grupo de venezuelanos se reuniu, na tarde desta quinta-feira (1º/8), para manifestar contra o resultado divulgado das eleições na Venezuela. Eles se agruparam em frente ao Itamaraty, em Brasília.

O atual presidente, Nicolás Maduro, foi declarado vencedor das eleições realizadas no último domingo (28/7) pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). No entanto, a oposição contesta o resultado. Países vizinhos, como Brasil, Colômbia e México, têm cobrado a apresentação das atas de votação, que são um resumo do número de votos de cada urna.

6 imagens
1 de 6

Liberdade é um dos pedidos no protesto

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

2 de 6

Bandeiras foram exibidas durante o protesto

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

3 de 6

Ato foi realizado no fim da tarde desta quinta

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

4 de 6

Rosto de criança exibe cores da bandeira da Venezuela

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

5 de 6

Cartaz pede intervenção

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

6 de 6

De joelhos, homem clama em favor da Venezuela

IGO ESTRELA/METRÓPOLES

O grupo que se concentrou em frente ao Itamaraty era em sua maioria de adultos, mas também havia crianças entre eles. Os homens e mulheres que lá estavam exibiam bandeiras da Venezuela e cartazes.

As frases exibidas nos cartazes pediam liberdade para o país com a expressão “fora Maduro”. Além disto, as mensagens eram de um pedido de intervenção e agradecimento ao Brasil pelo apoio.

Uma das pessoas que estavam presentes no ato era Hanuman Martínez. Moradora do Gama, a venezuelana está radicada no Brasil desde 2018. Com os parentes no país de origem, ela se preocupa com a situação de lá e relata dificuldades em exercer o direito de voto aqui.

“Não consegui votar no Brasil. Estou com meu passaporte e não consegui realizar a transferência de endereço”, disse Hanuman Martínez ao Metrópoles.

O CNE tem sido pressionado pela comunidade internacional a apresentar as atas de votação. Enquanto isto, o país passar por um momento de instabilidade com pessoas nas ruas manifestando contra Maduro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *