Venda de eletrificados no Brasil deve fechar 2024 com marca de 160 mil

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As vendas de veículos eletrificados registraram, em outubro, os melhores números de 2024. Foram 16.033 eletrificados vendidos, com um aumento de 21% em relação ao mês de setembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado (9.537), houve um crescimento de 68%. Esses dados constam no 1º Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.858 veículos, aproximando ainda mais a estimativa de 2024 de alcançar a marca de 160 mil.

Os veículos elétricos plug-in, que representam os veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), lideram a participação de mercado dos eletrificados em 2024, com 71% das vendas (98.396). Os 29% restantes (40.185) encontram-se distribuídos entre os híbridos (HEV e HEV Flex) e os micro híbridos (MHEV).

Esses resultados do levantamento mostram o quanto o mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento.

Uma ótima notícia para o meio ambiente. Isso porque o principal diferencial do carro elétrico é a utilização de uma matriz energética mais limpa para fazer o motor girar. Em comparação ao motor a combustão, o de propulsão elétrica reduz em até 30% a geração de CO₂. Ou seja, um importante impulsionamento à descarbonização.

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A linha RAV4, que é um dos SUV mais vendidos e premiados do mundo, conta com os modelos HEV e PHEV – que também pode recarregar as baterias em uma fonte externa

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Os veículos da linha RAV4 são bem espaçados e possuem boa dirigibilidade, além de serem silenciosos

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Entre as vantagens do RAV4 Hybrid, por exemplo, estão o sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, o novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e o sistema de segurança ativa

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O mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento

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O principal diferencial do carro elétrico é a utilização de uma matriz energética mais limpa para fazer o motor girar, o que é ótimo para a natureza

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Expansão

Dentro desse contexto de sustentabilidade, a Toyota do Brasil segue com a estratégia de desenvolver uma gama de eletrificados no Brasil; e isso sem perder de vista o tripé QDR (qualidade, durabilidade e confiança), tão característico da marca.

Assim, para expandir a oferta desse tipo de veículo para os brasileiros, a marca referência em mobilidade sustentável oferece a linha RAV4, que é um dos SUV mais vendidos e premiados do mundo e conta com modelos HEV e PHEV, este último podendo recarregar a bateria usando uma fonte externa como um carregador portátil ou um wallbox.

Entre as vantagens do RAV4 Hybrid, por exemplo, estão o sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, o novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e o sistema de segurança ativa “Toyota Safety Sense”(TSS).

Firmando assim o veículo como um verdadeiro SUV aventureiro, em virtude do desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.

Já o RAV4 Plug-in Hybrid, redefine os padrões de desempenho e eficiência com o conjunto Hybrid Dynamic Force, que une um motor a combustão de 2.5 L DOHC, com 185 cv e 223 Nm, a três motores elétricos, dois dianteiros com potência combinada de 182 cv e 270 Nm e um traseiro de 54 cv e 121 Nm.

Esse conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. A autonomia é de 55 km no modo totalmente elétrico.

Além disso, outro grande destaque do RAV4 Plug-in Hybrid é a eficiência energética. O modelo alcança uma média estimada de 35 km/l e em ambientes urbanos e 30 km/l e em estradas, números impressionantes para um veículo desse porte.

O mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento

Centro Logístico de Peças

Os clientes brasileiros também contam com apoio e serviços de pós-venda bastante eficientes no país, que têm como objetivo proporcionar uma experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.

Esse compromisso foi reforçado com a inauguração do novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba (SP). Com um investimento de R$ 160 milhões, a instalação abrange uma área de 55 mil m², representando um aumento de 66% em relação à estrutura anterior.

A nova operação tem capacidade para processar 1,1 milhão de peças por mês, resultando em um aumento de 30% nas operações logísticas.

A instalação possui uma taxa de disponibilidade de peças imediata de 97,5% e é capaz de fazer entregas em até 24 horas no estado de São Paulo, garantindo agilidade e eficiência no pós-venda para toda a rede de entregas da marca.

O novo centro logístico ainda conta com instalações que utilizam energia 100% renovável e práticas sustentáveis, como iluminação natural em grande parte do prédio, lâmpadas em LED e sistema de ventilação natural para reduzir o consumo. Além de equipamentos elétricos e sistema para reutilizar água da chuva para banheiros e processos de limpeza.

Além disso, a proximidade com a fábrica de Sorocaba otimiza a logística, diminuindo a circulação de caminhões e o consumo de combustível, reduzindo a pegada de carbono da operação.

Sobre a Toyota do Brasil

A Toyota do Brasil comemora 66 anos de história no país, sendo uma referência da indústria automotiva nacional, além de empregar cerca de 6 mil pessoas.

Reconhecida mundialmente como líder em eletrificação, a montadora acumula, desde 1997, mais de 20 milhões de veículos comercializados com tecnologias de baixo impacto ambiental, incluindo modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% elétricos ou movidos a hidrogênio.

Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013 a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido no país, o Toyota Prius.

Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã.

E, em 2021, a empresa lançou o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no país. Atualmente, já são mais de 82 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrida flex em circulação pelo Brasil.

A montadora tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.

Toyota

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