Venda de eletrificados no Brasil deve fechar 2024 com marca de 160 mil
As vendas de veículos eletrificados registraram, em outubro, os melhores números de 2024. Foram 16.033 eletrificados vendidos, com um aumento de 21% em relação ao mês de setembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado (9.537), houve um crescimento de 68%. Esses dados constam no 1º Anuário da Cadeia Produtiva da Eletromobilidade da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A média mensal de vendas de eletrificados se encontra em 13.858 veículos, aproximando ainda mais a estimativa de 2024 de alcançar a marca de 160 mil.
Os veículos elétricos plug-in, que representam os veículos 100% elétricos (BEV) e os híbridos plug-in (PHEV), lideram a participação de mercado dos eletrificados em 2024, com 71% das vendas (98.396). Os 29% restantes (40.185) encontram-se distribuídos entre os híbridos (HEV e HEV Flex) e os micro híbridos (MHEV).
Esses resultados do levantamento mostram o quanto o mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento.
Uma ótima notícia para o meio ambiente. Isso porque o principal diferencial do carro elétrico é a utilização de uma matriz energética mais limpa para fazer o motor girar. Em comparação ao motor a combustão, o de propulsão elétrica reduz em até 30% a geração de CO₂. Ou seja, um importante impulsionamento à descarbonização.
Expansão
Dentro desse contexto de sustentabilidade, a Toyota do Brasil segue com a estratégia de desenvolver uma gama de eletrificados no Brasil; e isso sem perder de vista o tripé QDR (qualidade, durabilidade e confiança), tão característico da marca.
Assim, para expandir a oferta desse tipo de veículo para os brasileiros, a marca referência em mobilidade sustentável oferece a linha RAV4, que é um dos SUV mais vendidos e premiados do mundo e conta com modelos HEV e PHEV, este último podendo recarregar a bateria usando uma fonte externa como um carregador portátil ou um wallbox.
Entre as vantagens do RAV4 Hybrid, por exemplo, estão o sistema de propulsão híbrido auto recarregável exclusivo, o novo sistema de tração inteligente nas quatro rodas (AWD) e o sistema de segurança ativa “Toyota Safety Sense”(TSS).
Firmando assim o veículo como um verdadeiro SUV aventureiro, em virtude do desempenho e funcionalidade, mas com um design moderno e sofisticado que se adapta perfeitamente à vida urbana.
Já o RAV4 Plug-in Hybrid, redefine os padrões de desempenho e eficiência com o conjunto Hybrid Dynamic Force, que une um motor a combustão de 2.5 L DOHC, com 185 cv e 223 Nm, a três motores elétricos, dois dianteiros com potência combinada de 182 cv e 270 Nm e um traseiro de 54 cv e 121 Nm.
Esse conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e, aliado à transmissão CVT, leva o RAV4 de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. A autonomia é de 55 km no modo totalmente elétrico.
Além disso, outro grande destaque do RAV4 Plug-in Hybrid é a eficiência energética. O modelo alcança uma média estimada de 35 km/l e em ambientes urbanos e 30 km/l e em estradas, números impressionantes para um veículo desse porte.
O mercado de eletrificados no país se encontra em franca expansão e desenvolvimento
Centro Logístico de Peças
Os clientes brasileiros também contam com apoio e serviços de pós-venda bastante eficientes no país, que têm como objetivo proporcionar uma experiência completa e de excelência na compra, manutenção e recompra de um modelo Toyota.
Esse compromisso foi reforçado com a inauguração do novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba (SP). Com um investimento de R$ 160 milhões, a instalação abrange uma área de 55 mil m², representando um aumento de 66% em relação à estrutura anterior.
A nova operação tem capacidade para processar 1,1 milhão de peças por mês, resultando em um aumento de 30% nas operações logísticas.
A instalação possui uma taxa de disponibilidade de peças imediata de 97,5% e é capaz de fazer entregas em até 24 horas no estado de São Paulo, garantindo agilidade e eficiência no pós-venda para toda a rede de entregas da marca.
O novo centro logístico ainda conta com instalações que utilizam energia 100% renovável e práticas sustentáveis, como iluminação natural em grande parte do prédio, lâmpadas em LED e sistema de ventilação natural para reduzir o consumo. Além de equipamentos elétricos e sistema para reutilizar água da chuva para banheiros e processos de limpeza.
Além disso, a proximidade com a fábrica de Sorocaba otimiza a logística, diminuindo a circulação de caminhões e o consumo de combustível, reduzindo a pegada de carbono da operação.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil comemora 66 anos de história no país, sendo uma referência da indústria automotiva nacional, além de empregar cerca de 6 mil pessoas.
Reconhecida mundialmente como líder em eletrificação, a montadora acumula, desde 1997, mais de 20 milhões de veículos comercializados com tecnologias de baixo impacto ambiental, incluindo modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% elétricos ou movidos a hidrogênio.
Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013 a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido no país, o Toyota Prius.
Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã.
E, em 2021, a empresa lançou o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no país. Atualmente, já são mais de 82 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrida flex em circulação pelo Brasil.
A montadora tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.