Tarcísio sanciona lei que cria “Dia dos Heróis da Polícia Militar”

0

O governo de São Paulo oficializou a criação do Dia dos Heróis da Polícia Militar. A nova legislação, promulgada por meio da Lei nº 17.930, foi assinada na última sexta-feira (26) pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), mas só foi publicada no Diário Oficial nesta terça (30).

A data, que será celebrada no dia 10 de maio, foi escolhida em homenagem ao tenente Alberto Mendes Júnior, da Polícia Militar (PM), morto em 1970, durante a Ditadura Militar, no mesmo ano em que a PM foi institucionalizada em São Paulo.

Leia Mais

Tarcísio, Nunes, Pacheco e Lira: políticos agradecem convite, mas evitam ato do 1° de Maio

Com vigilância do STF e decisões contestadas, Tarcísio e Castro dão protagonismo à PM

Bolsonaro leva Tarcísio e Caiado à cidade da Agrishow; ministros de Lula também vão a evento

Mendes Júnior era agente das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). Ele morreu durante a Operação Registro, deflagrada com o intuito de desmontar um campo de treinamento de guerrilha no interior de São Paulo.

Segundo a PM, o tenente morreu após ser vítima de uma emboscada em Sete Barras, no Vale do Ribeira. Na ocasião, Mendes Júnior teria se entregado aos guerrilheiros para evitar a morte de oito companheiros de pelotão, e foi morto dias depois.

Originada no Projeto de Lei nº 1.524, de outubro de 2023, a proposta teve a autoria do deputado estadual Capitão Telhada (PP-SP). Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, o intuito da nova lei é “homenagear a conduta e a honra daqueles que estavam na linha de frente na defesa da sociedade”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarcísio sanciona lei que cria “Dia dos Heróis da Polícia Militar” no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *