“Tapa na cara”, diz Gleisi sobre ata do Copom com aumento dos juros
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), reagiu, nas redes sociais, ao conteúdo da ata da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) que elevou a taxa básica de juros do país. “A ata divulgada hoje é um tapa na cara da população”, escreveu ela.
O conteúdo da ata foi divulgado nesta terça-feira (17/12), revelando que a decisão de elevação da taxa básica de juros do país, a Selic, de 11,25% ao ano para 12,25% foi unânime. Além disso, o colegiado já anteviu, no texto, aumentos de 1 ponto percentual nas próximas duas reuniões, ou seja, podendo chegar a 14,25% em março de 2025.
“A ata é uma carta de sequestro da política econômica do governo, que o mercado quer impor, via BC ‘autônomo’, exigindo cortes e medidas contracionistas. Quem não tem credibilidade nenhuma são as tais expectativas dos agentes consultados pelo BC, que erraram todas as suas previsões catastrofistas sem perder a arrogância jamais”, critica Gleisi.
A presidente do PT sugere que o “Brasil precisa de uma nova política monetária, com novos instrumentos de avaliação do cenário econômico, mais realistas e eficazes, que não se curvem às chantagens e ao oportunismo financista”.
Veja:
Próximas reuniões
Em 2025, a primeira reunião do Copom será nos dias 28 e 29 de janeiro, com divulgação da ata em 4 de fevereiro. O segundo encontro ocorrerá nos dias 18 e 19 de março, com ata divulgada, em seguida, em 25 de março. O calendário de reuniões do restante do ano é o seguinte:
Maio
Reunião do Copom: 6 e 7 de maio
Divulgação da ata do Copom: 13 de maio
Junho
Reunião do Copom: 17 e 18 de junho
Divulgação da ata do Copom: 24 de junho
Julho
Reunião do Copom: 29 e 30 de julho
Divulgação da ata do Copom: 5 de agosto
Setembro
Reunião do Copom: 16 e 17 de setembro
Divulgação da ata do Copom: 23 de setembro
Novembro
Reunião do Copom: 4 e 5 de novembro
Divulgação da ata do Copom: 11 de novembro
Dezembro
Reunião do Copom: 9 e 10 de dezembro
Divulgação da ata do Copom: 16 de dezembro
