Sergio Moro: Quem é o ministro próximo a Moraes que vai relatar processo de cassação no TSE

Escolhido ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio do ano passado com o apoio de Alexandre de Moraes, o advogado Floriano Azevedo Marques será o relator do processo de cassação do senador Sergio Moro (União-PR).
A notícia foi antecipada pela colunista Bela Megale, do jornal “O Globo”, e confirmada pela CNN.
Leia Mais
Governo exonera primo de Lira do comando do Incra
TSE retoma nesta terça (16) julgamento que pode cassar mandato de Jorge Seif
Senado vota PEC das drogas nesta terça-feira; julgamento no STF está parado
Apesar da ligação com Moraes, a CNN apurou que a defesa de Moro considera o relator um nome “técnico”.
Floriano e Moraes são amigos desde os tempos de estudante da Faculdade de Direito da USP nos anos 1980.
Advogados com trânsito no TSE dizem que Alexandre de Moraes teria defendido o nome de Floriano e de André Ramos Tavares na lista quádrupla apresentada a Lula.
As duas vagas na Corte eleitoral foram abertas com a saída dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach, em 17 e 18 de maio, respectivamente. Eles integravam as vagas destinadas aos juristas.
Segundo a assessoria do TSE, a escolha de Floriano Azevedo para relatar a ação não é casual. Como o ministro já foi o relator de um primeiro recurso enviado ao TSE com origem no Paraná, mesmo estado onde corre o processo de Moro, o Código Eleitoral estabelece que ele assuma o processo.
Floriano também vai relatar o caso do senador Jorge Seif no TSE.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Sergio Moro: Quem é o ministro próximo a Moraes que vai relatar processo de cassação no TSE no site CNN Brasil.