“Serei eu o candidato que vai ganhar”, diz Nunes após Datafolha
São Paulo — O prefeito e candidato à reeleição na capital, Ricardo Nunes (MDB), disse nesta quinta-feira (5/9) que irá vencer as eleições, após conter a queda na pesquisa Datafolha divulgada nesta tarde.
Segundo o levantamento, Nunes oscilou de 19% para 22%, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSol), com 23%, e Pablo Marçal (PRTB), que tem 22%.
“Serei eu o candidato que irá ganhar”, disse Nunes, ao apontar que a pesquisa mostra que ele vence os dois adversários no segundo turno.
“A gente tem 70% da população, que é a população dos bairros e regiões mais periféricas. Nessa faixa, tenho 28% e o segundo colocado, 19%. Isso demonstra reconhecimento do trabalho”, disse o prefeito. “Gente da vida real, que não vive em rede social, de videozinho”, completou o emedebista, em referência indireta a Marçal.
Nunes estava ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quando comentou os dados. Ambos estavam visitando uma obra de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, em Aricanduva, na zona leste.
A pesquisa foi a primeira do Datafolha divulgada após o início do período de propaganda eleitoral gratuita, em 30 de agosto. Nunes tem mais de 60% do tempo de rádio e TV por causa de sua coligação, que reúne 12 partidos.
Sua campanha vinha nutrindo expectativa de que a série de comerciais de campanha, no intervalo da propaganda da TV, pudesse reverter a tendência de queda que Nunes vinha demonstrando e conter a ascensão de Marçal.
O prefeito, contudo, minimizou o impacto da propaganda eleitoral em seu crescimento e atribuiu o resultado ao reconhecimento de seu trabalho.
”Talvez tenha uma importância, mas a propaganda tem maior influência quando tem coisa para mostrar”, disse.
Na pesquisa feita entre 6 e 7 de agosto, Nunes havia alcançado 23% das intenções de voto. No levantamento seguinte, realizado entre 20 e 21 de agosto, ele havia obtido queda real, além da margem de erro, e ido para 19%.