Senadores recebem indicação de Galípolo ao BC sem surpresa; veja rito

0

Senadores receberam sem surpresas a indicação de Gabriel Galípolo à presidência do Banco Central. Parlamentares ouvidos pela CNN afirmaram que a escolha feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já era esperada.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), disse achar que o nome de Galípolo passa com tranquilidade no Senado por agradar ao mercado financeiro e ter se mostrado técnico, sem viés político-partidário.

Leia Mais

Em sessão com bate-bocas, relator vota por abrir processo contra Glauber Braga no Conselho de Ética

Caso Marielle: Relatora cita “honra coletiva” ao defender cassação de Chiquinho Brazão

Não é porque é de alta patente que está livre, diz Múcio sobre militares investigados por estimular golpe

Além disso, lembrou que Galípolo já foi aprovado pelo Senado quando indicado ao cargo de diretor de política monetária do BC. Portanto, é conhecido é já recebeu um respaldo prévio dos senadores.

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou que ainda não conversou com colegas da oposição sobre a indicação. Mas ressaltou que Galípolo era um nome que havia sido ventilado, além de ser um economista que já está no Banco Central.

Ele também lembrou que o governo tem conseguido aprovar todos os nomes que tem indicado. Então, salvo alguma eventual “mácula”, acredita que Galípolo tem “currículo suficiente”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que havia nomes “infinitamente melhores” a serem indicados.

Ainda não há data certa para a análise da indicação por parte do Senado.

A mensagem presidencial com a indicação vai ser encaminhada pelo Palácio do Planalto à Secretaria Geral da Mesa do Senado.

O documento então deve ser lido no plenário do Senado para conhecimento da Casa. Depois do ato, o caso é despachado para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O presidente da CAE, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), precisará escolher um relator e agendar uma reunião deliberativa para analisar o assunto.

Na CAE, Galípolo será sabatinado pelos senadores. Em seguida, haverá a votação quanto ao seu nome.

A aprovação precisa ser por maioria simples (maioria dos senadores que estiverem votando no momento). Depois, a indicação também precisa ser aprovada pelo plenário do Senado, o que pode acontecer no mesmo dia.

Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senadores recebem indicação de Galípolo ao BC sem surpresa; veja rito no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *