Senado analisa acordos do Brasil com República Tcheca e Paraguai; entenda
O Senado irá analisar, na sessão desta quinta-feira (16), dois acordos internacionais do Brasil: um relativo ao Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná (CIH) e outro relacionado à Previdência Social, com a República Tcheca.
Primeiro acordo em pauta, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 927/2021 ratifica o texto do tratado estabelecido entre a Argentina e o Comitê Intergovernamental da Hidrovia em 2018 para o funcionamento da sede da entidade em Buenos Aires.
Leia Mais
Quem é Edinho Silva, cotado para ocupar lugar de Paulo Pimenta em ministério de Lula
Relator de projeto de lei do streaming pede adiamento de votação por falta de acordo
Castração química voluntária em reincidente por crime sexual está na pauta da CCJ do Senado nesta quarta (15)
Trata-se de um complemento ao pacto internacional de 1992, que estabeleceu o CIH e o Acordo de Transporte Fluvial pela Hidrovia Paraguai-Paraná.
Para o relator da pauta, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a aprovação trará a “operacionalidade necessária e adequada para o seu bom funcionamento”, além de favorecer o “desenvolvimento social e comercial da região” proporcionado pela hidrovia, que é planejada para ter 4 mil quilômetros de extensão e envolver Brasil, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Já o PDL 215/2022 se refere ao acordo sobre Previdência Social firmado em 2020 entre o Brasil e a República Tcheca.
O projeto, estabelecido com o objetivo de evitar a dupla contribuição, permite que trabalhadores que sejam contribuintes dos sistemas previdenciários dos dois países possam somar os períodos de pagamento a fim de atingir o tempo mínimo necessário para a aposentadoria com mais rapidez.
A soma seria válida para aposentadorias por idade e por invalidez, além de abranger também a pensão por morte. Relator da proposta, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) defendeu que a medida “amplia a proteção social a brasileiros e tchecos”.
Em caso de aprovação no plenário, os dois projetos serão promulgados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
*Com informações de Agência Senado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado analisa acordos do Brasil com República Tcheca e Paraguai; entenda no site CNN Brasil.
