Saiba quais eletrodomésticos ficar de olho para evitar incêndios
Para evitar incêndios em casa e garantir a segurança das famílias, é importante tomar cuidados extras com os eletrodomésticos.
Gleison Salvador, engenheiro elétrico e de segurança no trabalho, aponta que todo eletrodoméstico que tem o seu uso esporádico precisa ser retirado da tomada imediatamente após o uso.
“Os eletrodomésticos que têm como função aquecer algo, como chaleiras elétricas, sanduicheiras, ferros de passar, aquecedores de ambiente ou outros aparelhos similares a esses devem sempre ser retirados da tomada após o uso. Também é importante evitar utilizá-los no modo automático durante a noite ou mesmo em um cochilo durante o dia”, explica o profissional.
Entre aqueles aparelhos com riscos potencializados, estão os que esquentam, como torradeiras, fornos elétricos, ferros de passar e aquecedores.
O engenheiro também alerta que todos os eletrodomésticos com avaria podem causar o início de um incêndio, então, deve-se evitar o uso de qualquer um deles.
“Um simples defeito no sensor que determina o limite de aquecimento pode fazer com que o aparelho elétrico esquente a ponto de iniciar um incêndio”, acrescenta o especialista.
De olho no consumo de energia
Além de tomar cuidado com os eletrodomésticos para evitar incêndios, é válido ficar de olho no consumo de energia. O chuveiro, por exemplo, é o maior consumidor, especialmente se for antigo ou utilizado por longos períodos.
“Aqueles que têm rotação elevada também costumam consumir mais energia, como trituradores e liquidificador. Atualmente, está mais comum o uso de máquinas de lavar que também secam, essas também têm um consumo de energia considerável”, indica o engenheiro.