Saiba como e quando solicitar poda de árvores ao GDF
Brasília é uma das cidades mais arborizadas do país, mas a variedade da nossa flora requer alguns cuidados para garantir o bem-estar e a segurança de motoristas e pedestres. Para isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) conta com diferentes órgãos que fazem o manejo de árvores, conforme a situação e os riscos apresentados. Em 2024, foram contabilizados mais de 96 mil intervenções arbóreas no DF.
A comunidade pode colaborar acionando os órgãos responsáveis pelo manejo arbóreo. As solicitações podem ser feitas pelo site da respectiva administração regional – disponível 24 horas no Portal Cidadão – ou pelo telefone 156. Após o recebimento da demanda, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) encaminha o pedido aos setores responsáveis para as devidas providências.
A comunidade pode colaborar acionando os órgãos responsáveis pelo manejo arbóreo | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Segundo o assessor da Diretoria de Cidades da Novacap, Leonardo Rangel da Costa, a Novacap é responsável pela manutenção da arborização em áreas verdes urbanas do Distrito Federal, conforme o Decreto nº 39.469/18, e dispõe de equipamentos e pessoal qualificado para realizar as podas de forma eficiente e segura. “A partir deste ano, as equipes da Novacap contam com um efetivo 75% maior, o que significa mais agilidade no atendimento à população. Apenas no Plano Piloto, o número de equipes quase triplicou, demonstrando o investimento na área”, relata.
Prevenção e riscos
Durante o período chuvoso, as demandas aumentam devido às tempestades e ventos fortes, que podem influenciar na queda de galhos e árvores. Por esse motivo, as equipes da Novacap atuam em expediente estendido até as 22h, dependendo da situação. Na época da seca, o funcionamento é das 8h às 17h.
Em casos de risco às redes elétricas, a Neoenergia deve ser acionada pelo número 116. “A Neoenergia só atua quando a vegetação já está prejudicando a rede elétrica e pode causar interrupções no fornecimento de energia”, explica o gerente da Neoenergia Brasília, Arthur Franklin. Desde que a distribuidora assumiu a concessão para transmissão de energia elétrica no DF, foram realizadas mais de 150 mil podas de árvores próximas a redes de energia.
Segundo o assessor da Diretoria de Cidades da Novacap, Leonardo Rangel da Costa, a Novacap é responsável pela manutenção da arborização em áreas verdes urbanas do Distrito Federal, conforme o Decreto nº 39.469/18, e dispõe de equipamentos e pessoal qualificado para realizar as podas de forma eficiente e segura
Identificação dos riscos
Para situações emergenciais com risco à vida ou ao patrimônio, o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) realiza a intervenção necessária. Especialista em Proteção Ambiental, o tenente Ventura orienta que o cidadão denuncie qualquer suspeita de risco. “A pessoa que está passando na rua e observa uma árvore, não vai saber se aquela rachadura está comprometendo a sustentação ou não, ou se aquela inclinação é de 30 graus ou mais. Então, na dúvida, não tenha receio: chame o Corpo de Bombeiros”, orienta.
Os bombeiros avaliam o risco iminente ou necessidade de supressão da planta no local. “Identificada a necessidade, o corte será realizado, mas se for uma situação de poda preventiva ou que envolva risco elétrico, iremos orientar o cidadão a fazer contato com os demais órgãos competentes ou nós mesmos vamos intermediar contato”, explica o profissional, que vê no atendimento ativo e eficiente uma forma de tranquilizar a população quanto aos riscos.
A Novacap atua em conjunto com o Corpo de Bombeiros, auxiliando na remoção de resíduos e troncos, ou finalizando o serviço em casos específicos.
Volume de intervenções
Em 2024, foram realizadas 78.332 podas, 12.431 supressões de árvores com risco de queda, 5.325 retiradas de árvores mortas e 617 recolhimentos de árvores caídas.
As ações ocorreram principalmente em regiões de alta densidade arbórea, como Plano Piloto, Sudoeste/Cruzeiro, Taguatinga, Samambaia, Planaltina e Brazlândia, promovendo segurança e melhorias na qualidade ambiental e na paisagem urbana.