Revoltada, bancada do União convoca reunião sobre sucessão de Lira
A bancada do União Brasil não gostou de ver o líder do partido na Câmara, Elmar Nascimento (BA), perder o protagonismo para o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pelo comando da Casa.
Incomodada, a bancada deve realizar uma reunião na segunda-feira (9/9) para discutir como se posicionará, caso o líder do Republicanos seja anunciado como o candidato de Arthur Lira (PP-AL) na disputa.
Deputados do União Brasil se dizem irritados com o atual presidente da Câmara. O argumento é de que a legenda colaborou com a gestão de Lira à frente da Casa nos últimos anos mirando a eleição de Elmar.
Parlamentares aliados a Elmar lembra, por exemplo, que o União chegou a abrir mão da presidência de comissões permanentes importantes na Câmara como parte das negociações para sucessão de Lira.
O partido tem o comando das comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico e de Integração Nacional. Já o Republicanos controla as comissões de Comunicação e de Viação e Transportes.
Caso Elmar desista da disputa, deputados esperam que Lira negocie uma recompensa para o aliado. Uma das possibilidades seria uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) ou até um ministério no governo Lula.