Quem são Jordy e Sóstenes, deputados cujos assessores são alvo da PF

0

A Polícia Federal (PF) realizou uma operação de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (19) contra assessores de dois deputados federais do PL: Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Calvalcante (PL-RJ).

A operação, nomeada de “Rent a Car”, foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo inquérito.

Os assessores, que não tiveram nome divulgado, são acusados de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A suspeita é de irregularidades em cotas parlamentares.

Veja quem são os deputados:

Carlos Jordy

Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior, conhecido como Carlos Jordy, nasceu em 08 de fevereiro de 1982.

Ele, que está em seu segundo mandato na Câmara federal e chegou a ocupar a função de líder da oposição na casa (21/03/24 a 01/04/24), já foi, anteriormente, vereador em Niterói — sua cidade natal — de 2017 a 2019.

Em sua biografia, Jordy cita que já trabalhou como garçom e atendente em Balneário Camboriú, em Santa Catarina; analista de Planejamento e Orçamento na Prefeitura Municipal de São Gonçalo e analista administrativo na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em Brasília.

No início desse ano, o parlamentar também foi alvo de buscas na Câmara, no âmbito da Operação Lesa Pátria. De acordo com apuração da CNN, ele é suspeito de ajudar a coordenar atos antidemocráticos no Rio de Janeiro, incluindo um em Goytacazes e bloqueio de rodovias.

Na época, o deputado foi às redes sociais para se manifestar a respeito da operação, dizendo que se tratava de “uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”.

Após a operação desta quinta-feira, o parlamentar concedeu uma coletiva de imprensa em que falou em perseguição e negou irregularidades em contratos.

Leia Mais

Lula decola para Brasília após reavaliação médica

Lula deve repetir exames em 10 dias, diz médica

Cofre de “Rei do Lixo” escondia escritura da compra de mansão de Claudia Leitte

Sóstenes Cavalcante

Deputado federal em terceiro mandato, Sóstenes Cavalcante nasceu no dia 16 de janeiro de 1975, em Maceió.

Ao longo do seu tempo na Câmara, onde também é o 2° vice-presidente, o político já presidiu a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional e a Comissão do Estatuto da Família.

Além da carreira política, Sóstenes também é líder evangélico da igreja Assembleia de Deus e teólogo de formação.

Sóstenes e Jordy integram o núcleo bolsonarista da Câmara dos Deputados e são membros do PL, que atualmente possui a maior bancada na casa.

Procurado pela CNN, Sóstenes rechaçou que haja qualquer irregularidade. Segundo o parlamentar, um dos alvos das buscas é seu motorista.

“Podem revirar tudo, não vão achar nada”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem são Jordy e Sóstenes, deputados cujos assessores são alvo da PF no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *