Quem é jornalista perseguido por Zambelli que foi condenado por difamação
Condenado por crime contra a honra da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o jornalista Luan Araújo tem 34 anos e dedicou boa parte de sua carreira ao jornalismo esportivo.
O jornalista foi perseguido por Zambelli na véspera do segundo turno da eleição de 2022. A parlamentar empunhava uma arma na ocasião. O julgamento de Zambelli pela perseguição ainda está em curso no Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Mais
Barroso: não há como enfrentar desinformação sem parceria com plataformas
Comissão aprova projeto que cria sistema para monitorar atos extremistas violentos
Comissão aprova inclusão de plano de saúde para pets entre benefícios para trabalhadores
A condenação de Araújo foi a respeito de um texto que o jornalista publicou a respeito da perseguição. A decisão foi do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). A pena dele foi convertida em prestação de serviços à comunidade.
Ele disse, no texto, que Zambelli mantém uma “seita de doentes de extrema direita que a segue incondicionalmente e segue cometendo atrocidades”. Em outro trecho, o jornalista falou que a deputada é parte de uma “extrema direita mesquinha, maldosa e que é mercadora da morte”. A publicação não está mais disponível. O texto foi removido por ordem judicial.
Quem é Luan Araújo
O jornalista tem 34 anos e mora na zona leste de São Paulo.
Cursou jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, entre os anos de 2009 e 2012.
Apaixonado por esportes, Luan é torcedor do Corinthians / Reprodução/Facebook
É corintiano e integrante da Gaviões da Fiel. Dedicou boa parte da carreira ao jornalismo esportivo.
Trabalhou ainda como assessor de imprensa e como gestor de comunidades digitais.
Luan escreve regularmente para o site O Diário do Centro do Mundo, onde comentou o ocorrido com a deputada.
O jornalista é bastante ativo nas redes sociais, onde defende pautas como combate ao racismo e também políticos de esquerda. Apoiou Haddad (2018) e Lula (2022) nas últimas eleições presidenciais.
O advogado Renan Bohus, que representa Araújo, disse discordar da sentença condenatória no TJ-SP e que vai recorrer, “pois Luan jamais teve a intenção de difamar a deputada Carla Zambelli”. “Inclusive, Luan é jornalista e estava no exercício de sua profissão, usufruindo do direito constitucional à liberdade de expressão e liberdade de imprensa quando fez críticas ao segmento político do qual a deputada faz parte”.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é jornalista perseguido por Zambelli que foi condenado por difamação no site CNN Brasil.