Quando o PT pretende anunciar quem apoiará para sucessão de Lira
A bancada do PT não pretende decidir tão cedo qual candidato apoiará na próxima disputa pela presidência da Câmara, mesmo se o atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), chancelar um nome agora.
Segundo lideranças petistas, a ideia é esperar as eleições municipais de outubro, antes de deliberar quem a bancada apoiará na Câmara. Hoje, os deputados do PT estariam divididos entre os principais pré-candidatos.
A posição dos petistas na disputa é vista como delicada. A preocupação é de que ela seja vista pelos candidatos preteridos como uma escolha do presidente Lula, que tem prometido não interferir na eleição da Casa.
O temor de lideranças do PT é de que, caso a bancada apoie um candidato derrotado à presidência da Câmara, o vitorioso retalie o Palácio do Planalto quando estiver no comando da Casa Legislativa.
Hoje, o favorito de Lira para a disputa é o atual líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA). O presidente da Câmara tinha prometido anunciar até o final de agosto quem seria seu ungido.
Apesar do apoio de Lira a Elmar, outros candidatos prometem manter suas candidaturas. Dentre eles, o líder do PSD, Antonio Brito (BA), e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).