PT quer evitar “pauta de costumes” nas eleições de 2024

0

Integrantes do PT querem orientar as campanhas municipais para evitar discussões sobre a chamada “pauta de costumes”.

A intenção é que os candidatos nas eleições deste ano apostem em discursos para mostrar principalmente as entregas do governo federal com obras e programas sociais.

Leia Mais

Lula elogia Tarcísio para tentar atrair Republicanos e isolar Bolsonaro, dizem fontes do Planalto

Agora no Senado, Dino apresenta projeto que proíbe acampamentos em frente a quartéis

PT quer concurso de blocos de carnaval para comemorar aniversário do partido

Apesar de as eleições municipais terem como alvo as discussões locais, há um entendimento de que o pleito de 2024 vai refletir, em alguma medida, a polarização nacional entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A avaliação é que a direita mais conservadora tende a monopolizar mais o debate de costumes, como nas discussões sobre o direito do aborto. Esses temas costumam ter apelo entre evangélicos, por exemplo, eleitorado que o PT tenta atrair.

A alternativa para os petistas é apresentar os programas sociais que foram retomados na gestão petista, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além de ressaltar novos projetos.

Nesse pacote, entra o pé-de-meia, uma bolsa para estudantes do ensino médio que o governo pretende começar a pagar em março.

Internamente, o PT pretende lançar até março uma campanha para militância. A ideia é mobilizar os petistas da base para participarem do processo eleitoral, além de incentivar a filiação de novos integrantes e a formação dos chamados “núcleos”, grupos internos do partido para deliberações locais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PT quer evitar “pauta de costumes” nas eleições de 2024 no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *