PSDB e Cidadania recusam convite para participar de reunião de líderes com Lula

0

O PSDB e o Cidadania já avisaram ao Palácio do Planalto que não irão participar da reunião desta quinta-feira (22) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada.

O presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) vai participar do encontro.

O governo decidiu convidar os representantes do PSDB e do Cidadania – partidos que formam uma federação – já que as duas legendas tem votado de forma favorável em pautas de interesse do Palácio do Planalto no Congresso Nacional.

Leia Mais

Defesa reforça que Bolsonaro ficará em silêncio durante depoimento à PF

Ex-ministro da Justiça de Bolsonaro responderá todas as perguntas da PF, diz defesa

Para evitar ônus político, governo sinaliza que não vai frear projeto da “saidinha”

Ao justificar a recusa, na manhã desta quinta, as siglas avisaram que não fazem parte da base aliada e, assim, não faria sentido participar do encontro. De maneira reservada, um tucano afirmou que o partido respeita “a institucionalidade e joga a favor do Brasil”.

Internamente, PSDB e Cidanania vivem momentos de crises e impasses sobre os rumos dos partidos. As disputas envolvem os comandos dos diretórios e a falta de consenso sobre uma aproximação com o governo e o apoio das siglas às candidaturas nas eleições municipais.

Atualmente o partido dos tucanos é comandado por Marconi Perillo (GO) que tem defendido ser oposição ao governo Lula.

Como a CNN mostrou, a reunião com líderes partidários é uma tentativa de Lula de se aproximar dos deputados federais.

O encontro foi combinado com Lira após reclamações sobre acordos que não teriam sido cumpridos pelo Planalto com os parlamentares.

O presidente Lula pretende apresentar aos deputados da base governista as prioridades para as votações de 2024.

A lista inclui a regulamentação da reforma tributária, a medida provisória (MP) que prevê a reoneração da folha de pagamentos e a fiscalização de benefícios do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

De acordo com fontes, com o gesto, Lula também inicia articulações na busca de nomes viáveis para a sucessão Lira no comando da Câmara dos Deputados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PSDB e Cidadania recusam convite para participar de reunião de líderes com Lula no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *