PM prende homem com submetralhadora, revólver e cocaína no DF
Policiais militares apreenderam na noite dessa sexta-feira (2/2) uma submetralhadora no Altiplano Leste. O dono da arma foi preso.
Segundo a Polícia Militar (PMDF), a denúncia de que um homem estaria armado em um bar levou policiais do Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (São Sebastião) até o suspeito.
No carro dele foi encontrado um revólver calibre 38 com seis munições intactas.
Ainda de acordo com a corporação, o suspeito contou durante a abordagem que tinha uma caixa de munição em sua residência. No local, foram encontradas uma submetralhadora CTT40C, calibre .40, e 83 munições do mesmo calibre.
O militares também apreenderam na residência 55 munições calibre 38 intactas e 32 estojos para munição calibre 38.
No imóvel foram apreendido porções de cocaína, uma balança de precisão, um rádio comunicador e R$ 1.026,00 em espécie. Todo o material foi apreendido e o detido foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá).
DF armado
Como mostrou o Metrópoles neste sábado, o Distrito Federal enfrenta uma explosão de apreensões de armas de grosso calibre.
Considerando os últimos cinco anos, a Polícia Civil do Distrtito Federal (PCDF) apreendeu um total de 862 armas longas e de grosso calibre, sendo 36 fuzis, 83 rifles, 55 metralhadoras e 537 espingardas.
O levantamento realizado pela reportagem indica que no ano passado, justamente quando a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi transferida para a Penitenciária Federal de Brasília, ocorreu um recorde nas apreensões das “armas de guerra”, registrando aumento de 51% em comparação com 2019.
Há cinco anos, foram apenas 7 rifles e 2 fuzis capturados pela PCDF. O número saltou para 30 rifles e 15 fuzis em 2023, representando um crescimento de 400% para esses dois grupos de armamentos. Somente no ano passado, 215 armas longas e de grosso calibre foram apreendidas.