Plenário do Senado aprova indicações de autoridades para CNJ, STM e ANPD
O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (12), as indicações de cinco autoridades para vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Superior Tribunal Militar (STM) e na Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Com o aval dos senadores, agora os indicados podem ser nomeados e tomar posse.
Os nomes foram sabatinados e aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quarta-feira (11). Três indicações foram para cargos no CNJ, sendo duas vagas da cota da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e uma do Senado Federal. Os nomes para o STM e para a ANPD foram indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia Mais
CCJ do Senado aprova projeto de regulamentação da reforma tributária
Médicos atualizam estado de Lula após novo procedimento; veja o que se sabe
Com Lula internado, Alckmin comanda reunião do “Conselhão”
Aprovado por 51 votos a 3, o general do Exército Guido Amin Naves foi indicado para exercer o cargo de ministro do STM, na vaga decorrente da transferência para a inatividade do ministro Lúcio Mário de Barros Góes. O general exerce atualmente o cargo de comandante militar do Sudeste.
Como a CNN mostrou, ele foi citado no relatório da Polícia Federal (PF) como um dos integrantes do Alto Comando do Exército que resistiram a uma conspiração para um plano golpista. Na época, ele era chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia.
Para o CNJ, foi aprovado o advogado Ulisses Rabaneda dos Santos por 55 votos a 1, na vaga destinada à OAB. Também indicado na cota da OAB, foi aprovada a indicação do advogado Marcello Terto e Silva, por 50 votos a 4.
Indicado pelo Senado Federal, o advogado Rodrigo Badaró Almeida de Castro foi aprovado por 58 votos a 3.
Para exercer o cargo de diretor do Conselho Diretor da ANPD, o plenário aprovou, por 38 votos a 4, a indicação do pesquisador doutor Iagê Zendron Miola.
A sabatina e a aprovação das indicações de autoridades é competência privativa do Senado, prevista na Constituição.
As votações das autoridades foram os primeiros itens da sessão desta quinta-feira. O plenário também deve analisar, ainda nesta tarde, o projeto de regulamentação da reforma tributária sobre o consumo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Plenário do Senado aprova indicações de autoridades para CNJ, STM e ANPD no site CNN Brasil.
