PEC do Quinquênio sai de pauta para nova avaliação financeira, anuncia Pacheco

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou, nesta segunda-feira (20), que decidiu tirar de pauta a PEC do Quinquênio, que concede bônus para magistrados e promotores.

Segundo Pacheco, o texto, em tramitação no Senado, passará por novas análises de impacto financeiro e foi retirado da agenda por conta da situação do Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Auxílio Reconstrução: prefeituras do RS vão enviar dados de regiões atingidas ao governo federal

Lula diz que recuperar RS é possibilidade de a economia “crescer mais ainda”

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

“Essa proposta de emenda à Constituição estava na pauta. Cumpriu quatro sessões de discussão, falta uma quinta, mas optamos por retirar da pauta em função de todos os acontecimentos do Rio Grande do Sul e da necessidade de priorização neste sentido”, disse o presidente do Senado.

Para ele, esse período também dará “o tempo necessário para uma avaliação de impacto financeiro, sobretudo do Poder Judiciário e do Ministério Público, que são as carreiras inseridas na originalidade da PEC, por razões que todos já conhecem”.

O que é a PEC do Quinquênio?

A PEC cria um adicional de 5% do salário a cada cinco anos — como valorização por tempo de exercício — para agentes públicos de carreiras jurídicas, como juízes, procuradores e defensores públicos.

O impacto estimado pela área orçamentária do Senado é de R$ 81,6 bilhões até 2026 se o texto for aprovado.

Momento “sensível”

O governo é contra a proposta, avaliada como “pauta-bomba” por integrantes da base. A leitura de aliados do Planalto é de que o país vive um momento “sensível” em relação às contas públicas, com reivindicações de várias carreiras do funcionalismo por readequações salariais.

Em 17 de abril, o texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 18 votos a 7. No plenário, as regras determinam que a PEC seja discutida em cinco sessões antes de ser votada em primeiro turno pelos senadores.

Este conteúdo foi originalmente publicado em PEC do Quinquênio sai de pauta para nova avaliação financeira, anuncia Pacheco no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *