Pacheco não vai acelerar tramitação e prevê votação de PEC das Drogas no plenário em abril

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou à CNN que vai respeitar o rito regimental de cinco sessões para a discussão da PEC das Drogas e estima que o texto seja votado no plenário do Senado Federal no início de abril.

A proposta que busca instituir na Constituição a proibição da posse e do porte de qualquer quantidade de drogas “sem autorização ou em desacordo com determinação legal, ou regulamentar” deve ser votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (13).

O relator do texto, senador Efraim Filho (União-PB), acredita que ele será aprovado com ampla margem de votos tanto na CCJ como no plenário, para onde a proposta vai depois do aval do colegiado. Efraim estima ao menos 18 votos na CCJ e cerca de 60 no plenário.

Leia Mais

Filiados do União Brasil protocolam pedido de expulsão de Bivar

Clube Militar realizará almoço em comemoração aos 60 anos do golpe de 1964

Deputados bolsonaristas protocolam denúncia na OEA sobre condenados do 8 de janeiro

“Aprovada na CCJ, [a proposta] vai precisar ser incluída em pauta, o que deve acontecer na próxima semana, e ficam cinco sessões para discussão. O que deve tramitar ao longo de duas, três semanas. É uma questão regimental a observância, numa alteração constitucional, desse prazo de cinco sessões para discussão, para que justamente haja amadurecimento na Casa Legislativa”, afirmou Pacheco.

Somente depois disso é que o texto poderá ser pautado para ser votado no plenário por todos os senadores. Pacheco é autor da proposta e a apresentou assim que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento que busca estabelecer critérios para diferenciar traficante do usuário de maconha.

A análise no STF foi suspensa na semana passada após um pedido de vista de Dias Toffoli. Cinco ministros são contra criminalizar quem porta maconha para uso pessoal e três são a favor de o porte ser crime. Faltam os votos de Toffoli, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pacheco não vai acelerar tramitação e prevê votação de PEC das Drogas no plenário em abril no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *