Pacheco diz ser alvo de fake news e pede responsabilidade a plataformas digitais

0

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta terça-feira (11), ter sido alvo de fake news nas redes sociais e pediu a responsabilização das plataformas digitais para solucionar a questão.

“De fato, está ficando insustentável a quantidade de mentiras na internet. E, realmente, está uma coisa fora do comum, exagerado, sem limite. E eu acho que cabe as plataformas ter um pouco de responsabilidade em relação a isso, independente da lei até, acho que seria uma questão de ética mesmo”, afirmou Pacheco.

“Ontem mesmo, eu fui vítima de fake news. Disseram que eu sou a favor de poligamia, de mudança de sexo de criança e um monte de outras mais. Então, isso, evidentemente, uma mentira sem eira nem beira, que vira uma verdade para um monte de pessoas”, prosseguiu.

Leia Mais:

Senado terá CPIs sobre violência doméstica e manipulação de jogos de futebol

Descriminalizar porte de maconha via STF seria “invasão de competência”, diz Pacheco

Lula diz a Pacheco e senadores que é contra fim da reeleição

Em sua opinião, por não estar em disputando eleição, é possível ser desmentido. Entretanto, quando começa o período eleitoral, a manipulação de informações, com mentira e desinformação, buscando deturpar a realidade e ferir a reputação das pessoas, é algo insustentável.

“Nós não podemos mais conviver com isso. O Senado Federal já aprovou um projeto de lei de combate a fake news para colocar limites a essas plataformas digitais. Está na Câmara dos Deputados. Espero muito que a Câmara discipline essa questão”, argumentou.

A partir disso, para Pacheco, é muito importante disciplinar a questão pelo Código Eleitoral via lei e não por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Mas alguma coisa de fato precisa ser feita, porque essa quantidade de mentiras, de fake news e desinformação manipulada por gente que vive disso, um monte de gente desocupada, que não tem nenhum tipo de patriotismo verdadeiro e que fica o tempo inteiro na internet inventando mentira dos outros”, finalizou.

A CNN entrou em contato com as plataformas digitais e aguarda posicionamento.

Flávio Bolsonaro se solidariza

Após a fala, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se solidarizou com Pacheco, dizendo que ele foi alvo de “agressões virulentas”.

“Por onde eu passo, eu dou meu testemunho, de como o senhor, na qualidade de presidente dessa casa, tem feito o que está ao alcance para tentar distensionar e voltar à normalidade democrática nesse país”, declarou Flávio Bolsonaro.

“Apesar de vossa excelência estar fazendo sua parte, a gente percebe que quando um não quer, dois não brigam. Mas nesse caso específico, tem sempre alguém que está querendo brigar, provocando e tensionando”, continuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pacheco diz ser alvo de fake news e pede responsabilidade a plataformas digitais no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *