Manbol: Nova Modalidade Esportiva toma conta do país e chega ao DF

0

Criado em 1992, nas ruas da cidade de Belém, no Estado do Pará, pelo jovem Rui Hildebrando, a modalidade esportiva Manbol se originou de uma brincadeira simples de crianças que utilizavam mangas, jogadas simultaneamente pelos participantes sem deixar cair no chão.

Em 2004, a brincadeira de arremessar mangas é reconhecida como esporte, com a criação da Confederação Brasileira de Manbol (CBM) em Belém-PA, entidade idealizada pelo próprio criador da modalidade (JESUS e JESUS, 2022).

A história do Manbol, trazida pelo seu idealizador se configura como um esporte que nasceu de uma brincadeira entre dois irmãos, enquanto arremessavam um caroço de manga de um lado para o outro e daí o significado da palavra, “Manbol” junção das primeiras sílabas de manga (man) e bola (ball).

Foi reconhecido em lei estadual como um esporte genuinamente paraense (OLIVEIRA, 2020). Em 2016 a prefeitura de Belém pela Lei municipal 9192 de 28 de janeiro reconhece o Manbol como modalidade esportiva criada na cidade de Belém e em 2018 pela Lei estadual 8739 de 14 de agosto o Manbol é reconhecido como modalidade esportiva no âmbito do Estado do Pará.

O esporte tem rodado o Brasil e o mundo com demonstrações, treinamentos e promoção. Piauí, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Santana-AP, Emirados Árabes são alguns do lugares por onde o Manbol já foi promovido e tem atividades permanentes.

No dia 29 de fevereiro, recebemos em Brasília, Rui Hidelbrando (criador da modalidade) e Emily (presidente da Federação Brasileira de Manbol) ambos vieram busca apoio de políticos da capital federal. No Distrito Federal o embaixador é o mestre Tony, mestre de Capoeira morador do Riacho Fundo II.

Mestre Tony fez a conexão entre os idealizadores do Manbol e alguns políticos da capital, como o distrital Martins Machado (republicanos). Este portal teve a oportunidade de entrevistá-los e você acompanha aqui.

Uma boa notícia é que a modalidade será apresentada oficialmente ao público distrital em maio deste ano por ocasião da ExpoBrasília, e na sequência, será levado aos Centros Olímpicos de DF.

Acompanhe nas Redes Sociais o Manbol.

Por Vicemar Medeiros

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *