Lula sugere “prêmio Nobel” para mobilização às vítimas do RS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta quinta-feira (9/5), medidas para aliviar a crise no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, o estado já registrou 107 mortes, 164 mil pessoas desalojadas e 425 municípios atingidos pelas fortes chuvas.
O chefe do Executivo destacou a solidariedade do povo brasileiro: “É algo fenomenal, tinha de ter um prêmio Nobel. É um povo muito solidário e generoso, apesar de uma minoria ser tão perversa”, afirmou Lula em referência às mentiras espalhadas por redes sociais.
Chuvas no Rio grande do Sul 2024-11
Congresso articula plano e prepara pacote sem limite de gastos para socorrer Rio Grande do Sul
Giulian Serafim/PMPOA
Chuvas no Rio grande do Sul 2024-01
Resgate de famílias na Ilha dos Marinheiros (RS), pela Defesa Civil de Porto Alegre (RS)
Giulian Serafim / PMPA
Chuvas no Rio grande do Sul 2024-10
Resgate de pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, na Base Aérea de Santa Maria (RS)
Ricardo Stuckert / PR
Chuvas no Rio grande do Sul 2024-09
Gramado (RS), cidade turística gaúcha, também sofre com as chuvas
Policia Militar do Rio Grande do Sul
Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após chuvas intensas. 8,3 mil pessoas deixaram suas casas em 76 municípios da região do RS 14
Força Aérea Brasileira
Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após chuvas intensas. 8,3 mil pessoas deixaram suas casas em 76 municípios da região do RS 11
Inmet chegou a emitir alerta para mais de 700 cidades. As chuvas podem ocorrer até o meio dia desta sexta-feira (3/5)
Força Aérea Brasileira
Enchente atinge hospitais no Rio Grande do Sul
Enchente atinge hospitais no Rio Grande do Sul
Comando Militar do Sul/X
Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após chuvas intensas. 8,3 mil pessoas deixaram suas casas em 76 municípios da região do RS 9
Força Aérea Brasileira
Chuvas-no-Rio-grande-do-Sul-2024-02
Resgate de famílias na Ilha dos Marinheiros (RS), pela Defesa Civil de Porto Alegre (RS)
Giulian Serafim/ PMPA
0
“Toda vez que tem desgraça em algum lugar, o povo brasileiro se manifesta”, completou Lula. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já foram enviadas mais de 2 mil toneladas em doações para o estado.
Em pronunciamento, o petista previu na segunda-feira (13/5) anunciar um acordo com o Rio Grande do Sul relativo à dívida do estado com a União. Na terça-feira (14/5), há expectativa para divulgar um plano da Casa Civil de atendimento à população afetada.
“Vocês não têm noção do que é uma casa quando a água vai embora, a lama, sanguessuga, baratas mortas. E muita gente acha que uma TV é uma pequena coisa, mas, para uma pessoa humilde, é um patrimônio; a geladeira, então, nem se fala”, afirmou.
Lula quer fazer outra visita ao Rio Grande do Sul quando a água abaixar e reforçou o compromisso do governo federal com o estado.
“A gente nunca tem todo o dinheiro e já disse que não faltará esforço desse governo. Vamos tentar cavucar dinheiro onde tiver dinheiro. Se a gente ficar cavucando vai encontrar os recursos necessários para devolver dignidade ao povo gaúcho”, comentou.
