Lula não deve vetar “taxa das blusinhas” para “não se complicar”, diz Gleisi à CNN

0

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (5), a presidente do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, afirmou que o presidente Lula (PT) provavelmente não vai vetar o projeto que prevê a taxação de produtos importados acima de US$ 50 para “não se complicar”.

A polêmica em torno da taxação das chamadas “blusinhas” ganhou força após um acordo entre o governo e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para estabelecer um imposto de 20% sobre essas compras, com o objetivo de proteger o varejo nacional.

Leia Mais

À CNN, Gleisi se diz contrária à PEC das Praias

PT quer fortalecer partidos de centro-esquerda para eleições de 2026, diz Gleisi à CNN

Só respondo sobre ministério se for convidada, diz Gleisi Hoffmann à CNN

Derrubada da taxa no Senado

Contudo, a medida foi derrubada pelo relator no Senado, que suprimiu do texto o trecho referente à taxação.

Gleisi explicou que o PT sempre foi contra a taxação, mas que não havia “correlação de forças” na Câmara para impedir o acordo proposto por Lira. Segundo ela, o governo também não tinha força para barrar a medida.

“O governo deu sinal para fazer esse acordo senão não sairia o projeto Mover, que era o importante, a medida provisória que é sobre a indústria automobilística e outras questões para ajudar a indústria”, explicou a deputada.

Riscos de veto

Gleisi afirmou que Lula pode ter dificuldades em vetar a taxa caso ela seja aprovada pelo Senado. “Eu acho que vai ficar complicado para o presidente, porque é sempre uma ‘faca no pescoço’, difícil”, disse.

A deputada também criticou a condução da discussão pela Câmara, argumentando que a taxação não teria impacto significativo no varejo, já que a isenção de tributos para compras abaixo de US$ 50 existe desde 1994.

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula não deve vetar “taxa das blusinhas” para “não se complicar”, diz Gleisi à CNN no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *