Lula está bem-humorado e confiante em recuperação rápida, dizem fontes
Horas depois de se submeter a um procedimento para afastar o risco de novos sangramentos intracranianos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está bem-humorado e confiante de que retomará rapidamente todas as suas atividades normais.
Segundo fontes próximas a Lula ouvidas pela CNN, está mantida a previsão para que ele retorne a Brasília no início da próxima semana.
Lula deverá retirar às 19 horas de hoje o dreno que foi colocado após a cirurgia realizada na segunda-feira.
Leia Mais:
Ele está muito bem e em breve volta para casa, diz Janja sobre Lula
Lula está pedindo atualização da pauta do governo no Congresso, diz Rui Costa
Lula agradece votos de recuperação feitos por autoridades
Nesta manhã, o presidente passou por uma embolização da artéria meníngea, um procedimento complementar que tem por objetivo minimizar o risco de novos sangramentos.
O procedimento vinha sendo discutido pela equipe médica desde o primeiro momento, segundo relatos feitos à CNN.
A equipe médica — liderada pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, apresentador do CNN Sinais Vitais – informou mais cedo que Lula foi orientado a se poupar durante todo o período de internação e a manter um repouso relativo nas próximas semanas.
Lula já tem conversado com auxiliares e feito alguns despachos urgentes, porém, sem prejuízo à orientação dos médicos.
A evolução de Lula é que vai definir o ritmo de retomada de suas atividades daqui para frente. Mas, em tese, a expectativa é de que ele passe ao menos cerca de uma semana despachando do Palácio da Alvorada após retornar à capital federal.
Depois disso, os médicos devem liberar progressivamente o presidente para mais atividades. Tudo será analisado passo a passo.
Segundo fontes ouvidas pela CNN, não há motivos para que Lula fique sujeito a muitas restrições por um período prolongado.
A cirurgia que drenou o hematoma identificado na última segunda-feira e a embolização da artéria meníngea são, a princípio, suficientes para solucionar totalmente o problema e minimizar o risco de sangramentos futuros.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula está bem-humorado e confiante em recuperação rápida, dizem fontes no site CNN Brasil.
