Judiciário não é peso na questão fiscal, diz Barroso em sessão de fim de ano

0

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira (19) que o Poder Judiciário “não é peso relevante na questão fiscal brasileira”. 

O Judiciário vive com o mesmo orçamento desde 2017, apenas com o reajuste da inflação. Em termos de participação no PIB [produto interno bruto], tem em torno de 1,2 ou 1,3% de participação, mas, se tomarmos a participação há 10 anos, foi expressivamente reduzida”, afirmou.

Leia Mais

Lula reunirá ministros para almoço nesta sexta (20)

“Podem revirar tudo, não vão achar nada”, diz deputado do PL sobre operação da Polícia Federal

”Traições” do União Brasil ameaçam espaço da sigla em reforma ministerial

A fala foi feita em sessão de encerramento do ano Judiciário. A partir de 20 de dezembro a Corte entra em recesso. As sessões de julgamento voltam só em 3 fevereiro. 

Barroso destacou a redução do acervo de processos no Supremo. Tramitam atualmente cerca de 20 mil casos, uma diminuição de 15% em relação a 2023. “É o menor acervo do STF nos últimos 30 anos. Desde 1994 nós não temos um acervo tão limitado”, disse o ministro. 

Em 2024, o Supremo fez 74 sessões presenciais de julgamento. Ao todo, foram 7.714 processos julgados, 82 deles de forma presencial.

Quatro ministros seguirão trabalhando normalmente em seu acervo de processos no período: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. 

Presidente e vice do STF, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, respectivamente, se alternarão no comando do plantão para análise de casos urgentes. 

De 20 a 31 de dezembro, Barroso estará na função. Fachin assume de 1º a 19 de janeiro, e Barroso retorna de 20 a 31 do mesmo mês. 

Cristiano Zanin e Flávio Dino trabalharão só em processos específicos, sobre as investigações de vendas de sentenças e na área ambiental, respectivamente. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Judiciário não é peso na questão fiscal, diz Barroso em sessão de fim de ano no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *