Indígenas marcham até o Planalto para reunião de Lula com lideranças

0

Milhares de indígenas partiram do acampamento montado próximo ao Complexo Cultural Funarte, em Brasília, em direção ao Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (25/4), para pressionar pela demarcação de terras.

Em paralelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e lideranças do grupo.

Os manifestantes chegaram à sede do governo federal por volta das 16h40. Agrupados na Praça dos Três Poderes, os indígenas estenderam faixas e entoaram gritos contra o Marco Temporal e pela demarcação de territórios.

Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cerca de 9 mil pessoas participam do ato, que faz parte das atividades do tradicional Acampamento Terra Livre.


0

Demarcações

Na semana passada, Lula homologou duas novas terras indígenas. A expectativa, no entanto, era de que o chefe do Executivo assinasse o reconhecimento de outros quatro territórios.

Até agora, o governo demarcou 10 das 14 terras prometidas para os 100 primeiros dias de gestão.

Segundo o presidente, os locais não homologados são territórios ocupados por fazendeiros ou por famílias de baixa renda. O governo quer resolver as ocupações antes de finalizar o processo.

“Tem alguns governadores que pediram um tempo para a gente saber como vai tirar essas pessoas. Porque a gente não pode chegar lá com a polícia e ser violento”, justificou Lula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *