Índice CNN: Pesquisadora analisa influência evangélica nas eleições municipais

0

A atuação de grupos religiosos, especialmente os evangélicos neopentecostais, tem ganhado destaque nas eleições brasileiras. De acordo com Mara Telles, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse fenômeno está ligado à chamada “teologia do domínio”.

Segundo Telles, essa corrente teológica considera que Jesus voltará à Terra e seus seguidores devem preparar o caminho para o retorno, atuando na política, na sociedade, na mídia e no entretenimento. Eles propõem uma série de ações (…) para ganhar almas para seus projetos e transformar essa fé em votos, explica a pesquisadora.

Leia Mais

Aliados de Nunes criticam coronel na vice e dizem que nome mais atrapalha do que ajuda

“Tios do Zap” devem ser público-alvo de nova campanha do TSE contra fake news

Nunes diz que escolha de vice está “100% alinhada” e deve ocorrer nesta sexta

Crescimento da bancada evangélica

Nas eleições de 2022, houve um aumento significativo do número de candidatos com menções cristãs, como “bispo” e “irmão”, sendo que os partidos que mais elegeram representantes ligados a essa tendência foram o Republicanos e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Telles ressalta, no entanto, que nem todos os evangélicos aderem à “teologia do domínio”. Mas uma parcela considerável é guiada por essa crença no retorno de Jesus e na necessidade de “preparar o terreno” para sua volta.

Pautas morais

A expectativa é que essas pautas morais ligadas à família, como aborto, união civil entre pessoas do mesmo sexo e a chamada “ideologia de gênero” na educação, sejam trazidas também para as eleições municipais deste ano.

A pesquisadora alerta, porém, que a polarização em torno dessas questões pode desviar o foco dos reais problemas enfrentados pelas cidades, como desigualdade, mobilidade, saúde e educação. É uma pena que as eleições no Brasil tenham sido polarizadas apenas por pautas morais, que não são ainda consensuais na sociedade e na opinião pública, critica.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais

(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Índice CNN: Pesquisadora analisa influência evangélica nas eleições municipais no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *