Governo reage e intima redes a apagar fake news sobre morte de Lula

0

Em meio à recente internação de Lula, o Palácio do Planalto deu início a uma ofensiva para combater “fake news” nas redes sociais que apontam para uma falsa morte do presidente.

A operação tem sido tocada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência e pela Advocacia-Geral da União (AGU), pastas que estão sob a alçada direta de Lula no Planalto.

4 imagens
1 de 4

Lula está internado desde terça-feira (10/12) no hospital Sírio-Libanês em São Paulo

Hugo Barreto/Metrópoles

2 de 4

O petista passou mal em Brasília e foi para São Paulo

Hugo Barreto/Metrópoles

3 de 4

Presidente Lula divulgou, na sexta-feira (13/12) vídeo caminhando no hospital

Ricardo Stuckert/PR

4 de 4

Ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou por telefone com Lula ao menos duas vezes enquanto presidente estava internado no hospital

Reprodução/ @ronaldocarletto Instagram

Segundo apurou a coluna, a Secom tem sido responsável por fazer o levantamento das publicações, enquanto a AGU tem intimado as plataformas para que retirem as notícias falsas.

No levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, há postagens falsas publicadas em redes sociais como Youtube, Instagram e X (antigo Twitter).

Em um segundo momento, a ideia de integrantes do governo Lula é acionar a Polícia Federal e o Poder Judiciário para responsabilizar os próprios autores das postagens falsas criminalmente.

Lula foi internado desde a terça-feira (10/12) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde já passou por duas cirurgias na cabeça. As cirurgias são decorrentes da queda que o petista levou em 19 de outubro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *