Festival Sinfônico V encerra temporada neste sábado (7/9)

0

A 5ª edição do Festival Sinfônico chega ao fim neste sábado (7/9). O encerramento contará com a Orquestra Filarmônica de Brasília (OFB), liderada por Thiago Francis, que encenerá a cantata cênica Carmina Burana, de Carl Orff. O espetáculo contará, ainda, com a coreografia inédita de Cristina Perera para o Corpo de Baile da OFB.

O início do evento, que acontece na Concha Acústica, terá apresentação do projeto Viva Arte Viva, ao lado do Coral 10. Ao todo serão 280 crianças de diferentes escolas públicas do Distrito Federal. A noite ainda reserva apresentações de Eduardo Rangel, Marina Melaranci, Gabriel Grossi e Edson Cordeiro.

A cereja do bolo

O grand finale do Festival Sinfônico será a interpretação da cantata cênica Carmina Burana, pela primeira vez apresentada ao vivo, a céu aberto e às margens do Lago Paranoá. O espetáculo contará com regência do Maestro da Orquestra Filarmônica de Brasília, Thiago Francis, e coreografia assinada pela renomada bailarina Cristina Perera.

A cantata cênica reúne 24 poemas medievais, explorando temas universais como a fortuna, a primavera, o amor e o vinho. Com sua estrutura quase operística e uma música vibrante e intensa, a obra se tornou mundialmente famosa, ultrapassando fronteiras culturais e integrando a cultura pop.

O icônico O Fortuna, por exemplo, é amplamente reconhecido e apreciado em todo o mundo, sendo frequentemente utilizado em trilhas sonoras de filmes e até de jogos de videogame, como Final Fantasy IV.

“Essa é uma obra impactante que foi feita para ser executada dentro de teatros, mas pela sua grandeza, ela também é muito boa para ser tocada ao ar livre, e ganhará ainda mais força graças a alguns temperinhos que vamos colocar na sua produção”, declarou Thiago, ao Metrópoles.

Por fim, o maestro relata a importância do evento para Brasília. “Um movimento crescente até o grande ápice da obra de Carl Orff, que contará ainda com projeção de imagens e tradução simultânea para que o público entenda a letra da obra, que foi escrita originalmente em latim e antigo alemão”, concluiu.

Já Cristina Perera compartilha a sensação de dançar sob o céu de Brasília. Para ela, será uma experiência única, tanto para quem vai trabalhar quanto para quem vai assistir à cantata: “Imagina, tantos profissionais tocando ao vivo uma música para você dançar, não tem nada igual. É uma coisa quente, calorosa mesmo”.

A bailarina compartilhou o seu processo criativo. “Eu amo o campo da criação, é uma vibração maravilhosa trabalhar com a energia dos bailarinos. De fato, eu já tenho as imagens na minha mente, mas no working in progress elas vão se transformando, e eu vou escrevendo em movimentos, de acordo com o material que eu tenho na minha frente”, concluiu.

5ª edição do Festival Sinfônico
7 de setembro de 2024, na Concha Acústica de Brasília (SCEN, Brasília-DF), às 18h. Ingressos à venda online no Sympla, a partir de R$ 17,50. Classificação indicativa: livre. Mais informações em:@orquestrafilarmonicadebrasilia 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *