Estreias na Chloé e Alexander McQueen marcam o Paris Fashion Week

De 26 de fevereiro a 5 de março, o cronograma do Paris Fashion Week agita a moda internacional. Entre os destaques dos desfiles de outono/inverno 2024/25, estão estreias de diretores criativos em marcas renomadas. A estilista Chemena Kamali apresentou a primeira coleção no cargo para a Chloé, enquanto Seán McGirr revelou o trabalho de debute no comando da Alexander McQueen.
Vem conferir!
A alemã Chemena Kamali revelou a primeira coleção que criou para a grife francesa Chloé
Chloé
Em outubro de 2023, Chemena Kamali foi anunciada como a nova diretora criativa da Chloé. A alemã assumiu o posto após a saída da uruguaia Gabriela Hearst. Nesta edição da Semana de Moda de Paris, o público conferiu a primeira coleção da nova estilista à frente da etiqueta.
Relevado em 29 de fevereiro, o compilado resgata o estilo boho da grife. A inspiração na estética dos anos 1970 é evidente. “É um período que considero extremamente relevante porque muitos dos códigos e valores foram estabelecidos naquela época”, disse a designer à imprensa internacional. “Era muito sobre alegria e liberdade.”
Na passarela, em uma paleta sóbria, os looks unem rendas, transparências, babados e franjas. Mangas esvoaçantes e capas curtas estão entre os destaques da temporada. Leves e cheios de movimento, os visuais mesclam sensualidade e elegância. Entre os calçados e acessórios, sapatilhas descontraídas e cintos dourados com escrita cursiva do nome da maison chamam atenção.
Chemena Kamali resgatou o fim da década de 1970 da Chloé
Estilo boho-chic
Transparência e botas de cano alto estão no repertório
Um dos destaques é o cinto dourado com o nome da maison
A renda foi trabalhada em diferentes visuais
Sobretudo com capa
Alexander McQueen
Depois de Sarah Burton deixar a direção criativa da marca britânica Alexander McQueen, o irlandês Seán McGirr assumiu cargo, em outubro do ano passado. Agora, com a primeira coleção, o estilista aposta em uma grande mistura de referências.
“Para mim, tem que ter uma energia juvenil. Acho que deveria ser sobre Londres, essa mistura de cultura jovem que vejo o tempo todo aqui. Quero que isso seja representado”, disse McGirr à Vogue Runway. “Tem que provocar uma reação; esse é o DNA da marca. McQueen também trata de ‘agressão’, mas de agressão lúdica.”
O novo diretor criativo foi atraído por uma coleção de McQueen de 1995, inspirada no filme Os Pássaros (1963), de Alfred Hitchcock. Entre os destaques, o look preto de abertura foi uma reformulação do vestido com estética plastificada.
No desfile, realizado nesse sábado (2/3) no Paris Fashion Week, as composições incluíram golas exageradas e alfaiataria com ombros dramáticos, além de animal print. Para parte da crítica especializada, devido ao conceito “solto” e indefinido, McGirr se desconectou do legado — ousado e consistente — deixado por Lee, o fundador da label homônima, que morreu em 2010.
Nesta temporada do Paris Fashion Week, Séan McGirr estreou oficialmente no comando da grife Alexander McQueen
Visual inspirado em coleção de 1995
Gola exagerada
Animal print com cor vibrante
Paris Fashion Week: outono/inverno 2024
A programação do Paris Fashion Week é composta por mais de 70 desfiles. Ao longo dos últimos dias, ocorreram shows de marcas como Dior, Saint Laurent, Teh Row, Off-White, Balmain, Rabanne, Schiaparelli, Loewe, Victoria Beckham e Vivienne Westwood.
No quesito estreias, a grife Rochas exibiu a primeira coleção desenvolvida pelo novo diretor criativo, Alessandro Vigilante, nessa quinta-feira (28/2). No último dia do lineup, esta terça-feira (5/3), a Lacoste, sob o comando de Pelagia Kolotouros, voltará a desfilar na Semana de Moda de Paris.