Erika Hilton discute com Julia Zanatta e Nikolas diz: “pelo menos ela é ela”
![](https://centraldapolitica.com.br/wp-content/uploads/2024/06/53772937902_f283558872_c-68ZzYV.jpeg)
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi alvo de uma fala considerada transfóbica após uma discussão com a também deputada Júlia Zanatta (PL-SC) na Comissão da Mulher da Câmara dos Deputados. O caso ocorreu na quarta-feira (5).
A briga começou durante uma audiência com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Durante a sessão, as deputadas começaram a discutir fora do microfone. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que Hilton chama Zanatta de “ultrapassada” e fala para a deputada “hidratar o cabelo”.
Em seguida, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) fez ofensas consideradas transfóbicas contra Erika Hilton: “Pelo menos ela é ela”, afirmou o parlamentar. Hilton é uma mulher trans.
Pelo menos… pic.twitter.com/NdZLUYhIWy
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) June 5, 2024
Na quarta (5), Nikolas divulgou os vídeos das ofensas contra Erika nas próprias redes sociais. Julia Zanatta republicou as imagens e afirmou: “Obrigada, deputado Nikolas. Você sempre defende as mulheres”.
Em outra publicação, Zanatta afirmou que o “transativismo violenta mulheres”. “Eu penso que essa pessoa não se olha no espelho. O que mais me impressiona são as mulheres ali ao lado de risadinha”, escreveu.
Erika Hilton ainda não se pronunciou sobre o caso. A equipe da deputada afirmou à CNN que ela deve divulgar um posicionamento em breve.
Procurada, a equipe de Zanatta ainda não se pronunciou. Ferreira disse que não irá se manifestar.
Leia Mais
STF rejeita recurso sobre uso de banheiro por pessoa transexual
Quem é jornalista perseguido por Zambelli que foi condenado por difamação
Lula promete reconstruir o RS, diz que sabe lidar com crises e pede paciência
Outros casos
Em setembro de 2023, Nikolas Ferreira se tornou réu na Justiça de Minas Gerais por transfobia. A acusação cita um vídeo em que o deputado, segundo o Ministério Público (MP) mineiro, foi transfóbico e racista contra uma estudante.
No vídeo, publicado em seu perfil no YouTube, Nikolas critica os ativistas LGBQTIA+ e o uso de banheiros por diferentes identidades de gênero. “Eu, por exemplo, posso chegar e falar que eu sou mulher e entrar num banheiro de mulher”, diz o deputado na gravação, ironizando o uso de banheiros por pessoas trans.
O deputado já foi, inclusive, condenado por transfobia. Ao se negar a usar o pronome feminino da deputada Duda Salabert (PDT-MG) em 2020, a Justiça de Minas Gerais determinou em abril de 2023 que ele pagasse a indenização de R$ 80 mil por danos morais para a parlamentar.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Erika Hilton discute com Julia Zanatta e Nikolas diz: “pelo menos ela é ela” no site CNN Brasil.