Eleições em SP: veja os candidatos à Prefeitura de São José dos Campos

0

São Paulo — Terra do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Embraer, São José dos Campos tem nas eleições municipais deste ano uma disputa acirrada entre figuras conhecidas localmente. Dois dos seis candidatos ao pleito, Eduardo Cury (PL) e Anderson Farias (PSD), já passaram pela prefeitura da cidade e competem ponto a ponto pela liderança nas pesquisas de intenção de voto. Eles são centro de uma disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), por influência no interior paulista. 

Eduardo Cury (PL) foi prefeito de São José dos Campos por dois mandatos, entre 2005 e 2012, período em que se destacou pela inauguração do Parque Tecnológico da cidade. A popularidade de sua gestão à frente da prefeitura fez com que seu nome fosse cobiçado entre partidos.

6 imagens
1 de 6

Anderson Farias (PSD)

TSE

2 de 6

Eduardo Cury (PL)

TSE

3 de 6

Prof Wilson Cabral (PDT)

TSE

4 de 6

Wagner Balieiro (PT)

TSE

5 de 6

Dr Elton (União)

TSE

6 de 6

Toninho Ferreira (PSTU)

TSE

Com uma longa trajetória no PSDB, partido ao qual foi filiado por 35 anos, Cury passou pela Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa (Alesp). Sua migração para o PL ocorreu em abril deste ano após um convite do próprio presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto

Na pesquisa divulgada pelo Ipec em 29/8, Cury aparece tecnicamente empatado na liderança com Anderson Farias (PSD), atual prefeito da cidade que disputa a reeleição.

Anderson foi eleito vice em 2020 e chegou à Prefeitura quando o então prefeito Felício Ramuth (PSD) abriu mão do cargo para concorrer como vice-governador de Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2022. 

O atual prefeito também tem origem tucana e chegou a trabalhar como chefe de gabinete de Eduardo Cury quando este era deputado federal. O atual prefeito deixou o PSDB em 2022, junto com Ramuth, para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab.

Com a eleição de Ramuth como vice de Tarcísio de Freitas, Kassab aumentou sua influência no estado e passou a incomodar Jair Bolsonaro (PL). Em resposta, o ex-presidente voltou sua atenção para a disputa em São José dos Campos e se aliou aos tucanos na cidade para turbinar a campanha de Eduardo Cury.

Assim, Cury passou a se apresentar como a opção do bolsonarismo, exibindo apoio de figuras como o próprio Bolsonaro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL). 

Fora da disputa entre Bolsonaro e Kassab, Wagner Balieiro (PT) e Dr. Elton (União) competem pelo terceiro lugar nas intenções de voto. Balieiro, que já concorreu à Prefeitura em 2020, também ficou em terceiro lugar na eleição que levou Ramuth (PSD) ao cargo pela primeira vez.

Petista de longa data, Balieiro é a aposta do partido do presidente Lula, que está fora da prefeitura desde a gestão de Carlinhos Almeida (PT), entre 2013 e 2016.

Dr. Elton, por sua vez, é deputado estadual e ex-vereador, com passagens pelo PMDB, MDB e o PSC. Neste ano, Elton se filiou ao União Brasil e passou a compor a base do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp.

Além dos quatro candidatos, as eleições municipais em São José dos Campos também é disputada pelo atual presidente do PSTU, Toninho Ferreira, e pelo professor do ITA, Professor Wilson Cabral (PDT).

Ao todo, São José dos Campos tem seis candidatos à Prefeitura registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral. São eles, em ordem alfabética: 

Anderson (PSD) – 55
Vice: Cel Wilker (MDB)
Dr. Elton (União) – 44
Vice: Dulce Rita (União)
Eduardo Cury (PL) – 22
Vice: Jose Mello (PSDB)
Prof. Wilson Cabral (PDT) – 12
Vice: Nadia Assad (PDT)
Toninho Ferreira (PSTU) – 16
Janaina Dos Reis (PSTU)
Wagner Balieiro (PT) – 13
Marina Sassi (PSol)

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *