Doutor Honoris Causa: Gilmar Mendes recebe título na Argentina
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu, nesta sexta-feira (30/8), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires, capital da Argentina.
A cerimônia contou com nomes importantes do direito constitucional do Brasil e ocorreu no Salón Rojo da Faculdade de Direito. A homenagem foi entregue pelo decano Leandro Vergara, com a Laudatio, proferida pelo professor Raúl Gustavo Ferreyra.
Gilmar Mendes é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Münster, na Alemanha.
Defesa das liberdades
Durante a cerimônia, o ministro do STF proferiu a lectio doctoralis intitulada “Jurisdicción Constitucional de la Libertad para la Libertad”, oferecendo reflexões a respeito da importância da jurisdição constitucional na defesa das liberdades.
“Essa obra consiste em uma mão estendida para a amizade. Häberle nos saúda, mas nem mesmo sua idade avançada o demove de mirar o futuro. O cumprimento transmite exortação endereçada à comunidade jurídica latino-americana: que perseveremos na defesa do regime democrático, no aprimoramento da institucionalidade constitucional, no compromisso com a redução das históricas desigualdades sociais que acometem nossos países”, enfatizou o ministro do STF.