Dos 37 indiciados pela PF, Bolsonaro e mais 10 estavam em lista da CPMI do 8 de janeiro
Dos 37 indiciados pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (21) no inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado no Brasil, 11 foram citados pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro.
O colegiado foi instalado em março do ano passado e teve finalidade de investigar os atos de ação e omissão ocorridos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Leia Mais
Processo de incessante perseguição política, diz Rogério Marinho sobre indiciamento de Bolsonaro e mais 36
Políticos e parlamentares repercutem indiciamento de Bolsonaro e mais 36
Plano de golpe: veja o que diz a defesa dos indiciados
Ao fim da investigação, Eliziane apresentou um relatório de 1.333 páginas, com 61 pedidos de indiciamento, que apontava a incidência dos crimes de abolição do estado democrático de direito, golpe de estado e associação criminosa.
Esses foram os mesmos crimes apontados pela Polícia Federal no indiciamento desta quinta-feira. No relatório de Eliziane, os acusados também foram indiciados pelo crime de violência política.
Veja a lista dos indiciados pela CPMI do 8 de Janeiro e pela Polícia Federal:
Jair Messias Bolsonaro
Walter Braga Netto
Augusto Heleno
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Almir Garnier Santos
Mauro Cesar Cid
Ailton Gonçalves Moraes Barros
Anderson Gustavo Torres
Filipe Garcia Martins
Marcelo Costa Câmara
Tércio Arnaud Tomaz
“Dos 37 nomes hoje apresentados [pela PF], desses, 11 constam no relatório da CPMI. O que nos evidencia de forma muito clara que a comissão estava no caminho certo”, afirmou a senadora.
Eliziane também disse que a CPMI foi “certeira”. “Teve uma investigação muito aprofundada, trouxe elementos fundamentais. Todos eles foram abarcados nas últimas investigações da PF”.
Bolsonaro
A congressista também evidenciou o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas duas listas de indiciados.
“Um nome que é muito emblemático é o do ex-presidente Bolsonaro. No nosso relatório deixamos clara a influência que ele tinha e o nível de participação dele. Tivemos evidencias claras de uma tentativa muito transparente de abolir de forma violenta o estado democrático de direito”, disse a senadora.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dos 37 indiciados pela PF, Bolsonaro e mais 10 estavam em lista da CPMI do 8 de janeiro no site CNN Brasil.