Diplomatas se surpreendem com imagens de Bolsonaro em embaixada da Hungria e avaliam visita com “estranheza”
Diplomatas brasileiros foram pegos de surpresa com as imagens reveladas pelo jornal americano The New York Times que mostram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria, em Brasília (DF).
Integrantes do Itamaraty avaliam com “estranheza” o fato de o ex-presidente permanecer dois dias no local, segundo as informações do jornal, após a apreensão do passaporte pela Polícia Federal (PF), como medida cautelar determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia Mais
Bolsonaro confirma ter passado dois dias na embaixada da Hungria
Após repercussão de estadia na embaixada da Hungria, Bolsonaro diz a aliados que tem amizade com diplomatas
Busca de refúgio em embaixada pode justificar prisão preventiva de Bolsonaro, dizem juristas
O assunto começou a repercutir entre os diplomatas no início da tarde desta segunda-feira (25). Os diplomatas consideram que é muito difícil convocar o embaixador para questionar a visita do ex-presidente, já que a embaixada poderia alegar que Bolsonaro ficou no prédio diplomático apenas como convidado.
As embaixadas são consideradas uma extensão do território do país de origem em solo brasileiro, e convenções diplomáticas impõem restrições para a aplicação de lei brasileiras.
A avaliação é de que o fato de Bolsonaro ter o passaporte apreendido e o prédio da embaixada ser “territorio internacional” também não impedem que o ex-presidente acesse esse locais.
A diplomacia pretende acompanhar os desdobramentos do caso com atenção.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Diplomatas se surpreendem com imagens de Bolsonaro em embaixada da Hungria e avaliam visita com “estranheza” no site CNN Brasil.
