Cyber Monday: as promoções da Black Friday ainda não acabaram. Entenda

Mesmo com o fim da tão aguardada Black Friday, o consumidor brasileiro ainda deve encontrar descontos de até 80% em vendas feitas através da internet e ter uma nova de chance de garantir itens de desejo e até mesmo os presentes de natal com valores abaixo da média. Isso porque na primeira segunda-feira depois da Black Friday acontece a Cyber Monday, em que diversas lojas online dão continuidade às promoções.
Cyber Monday ou “segunda-feira cibernética” é um termo de marketing criado em 2005 pela Federação Nacional de Comércio Americana, na tentativa de impulsionar as vendas de final de ano no varejo, para a primeira segunda-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. A data se popularizou pelo mundo e chegou ao Brasil em 2012.
Tanto a Black Friday quanto a Cyber Monday têm tido cada vez mais destaque entre os lojistas e consumidores do Brasil, tanto pela proximidade com o 13° Salário quanto pela proximidade com o Natal. A diferença entre os eventos é que a Cyber Monday é focada n e-commerce.
Tradicionalmente, a Cyber Monday dura apenas 24 horas porém algumas lojas podem estender as ofertas por até uma semana, criando eventos como Cyber Week.
O que vale a pena comprar?
Geralmente, a Cyber Monday traz grandes promoções em produtos de tecnologia e serviços digitais. Dessa forma, o consumidor deve encontrar boas ofertas em itens como:
Notebooks;
Tablets;
Peças gamers;
Celulares;
Smartwatches;
Assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente;
E-readers, como Kindle;
E-books;
Jogos e consoles;
Smart TVs.
Golpes nas compras on-line
As mesmas recomendações dadas para a proteção online na Black Friday valem para a Cyber Monday. Fique atento para não cair em golpes:
Sites falsos: é comum que os golpistas criem sites falsos, com erros de ortografias, excesso de dígitos e letras duplicadas na URL. Antes de comprar, verifique possíveis erros e certifique-se de que está no site oficial da loja;
Preços muito baixos: mesmo que a Black Friday seja uma época de descontos, algumas lojas vendem produtos a preços extremamente baixos, o que não é normal. Caso não tenha tido a chance de monitorar os valores com antecedência, sempre desconfie dessas promoções;
Formas de pagamento: a melhor maneira de efetuar pagamento em lojas on-line é pelo cartão virtual. Não confie em sites que apresentam opções de pagamento limitadas, principalmente se ofertarem apenas pagamentos via boleto bancário e Pix
Reputação da loja: antes de realizar compras, sempre verifique a avaliação da loja em plataformas de reclamação. Procurar por comentários positivos ou negativos nas redes sociais também é uma boa opção. Caso não existam avaliações ou outras formas de identificação, como por exemplo redes sociais da loja, é melhor não comprar nesse lugar.