Copa do Brasil 2024: sorteio hoje define primeiros confrontos; entenda
Hoje é o dia que os 80 clubes envolvidos na primeira fase Copa do Brasil começam a conhecer seu caminho na competição. Às 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, acontece o sorteio que vai desenhar a primeira etapa da edição de 2024 e também os mandos de campo da segunda fase.
O evento do sorteio contará com a transmissão ao vivo da CBF TV. Entenda como será o evento nesta tarde e as regras das primeiras fases da Copa do Brasil:
Regras
A primeira fase da Copa do Brasil é disputada em jogo único. Nesta etapa, o mando de campo é do time pior colocado no ranking de clubes da CBF. Já o melhor colocado tem a vantagem do empate.
A segunda fase também acontece em jogo único, mas o mando de campo será definido no sorteio de hoje. Não há vantagem em caso de igualdade no placar. A decisão se dará na disputa de pênaltis.
O sorteio
No sorteio desta tarde, serão oito potes, com dez clubes em cada um, totalizando 80 times. O critério para separação dos potes foi o ranking da CBF de 2024, definido ao fim da temporada de 2023. Os melhores quarenta colocados estão nos potes A, B. C e D. Esses jogam pelo empate. Os quarenta piores classificados estarão dos potes E, F, G e H. Esses farão a primeira partida em casa.
Também no evento, a CBF vai definir os mandos de campo da segunda fase. Com isso, já fica estabelecido se o vencedor do primeiro duelo disputará a segunda partida em casa ou fora na fase seguinte.
Os potes
Os clubes do pote A enfrentarão os do pote E:
Pote A: Corinthians, Atlético-GO, Fortaleza, Cruzeiro, América-MG, Cuiabá, Internacional, Coritiba, Bahia e Vasco.
Pote E: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club, Cianorte, Maringá, Marcílio Dias.
Os clubes do pote B enfrentarão os do pote F:
Pote B: Juventude, Tombense, Sport, Ituano, CRB, Operário-PR, Criciúma, ABC, Sampaio Corrêa e Remo.
Pote F: Operário-MT, Operário-MS, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Trem-AP, Anápolis, São Luiz-RS, Rio Branco-AC, Treze e Iguatu.
Os clubes do pote C enfrentarão os do pote G:
Pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque, Ferroviário-CE, Paysandu, Brasiliense, Volta Redonda, América-RN, Ypiranga e Aparecidense.
Pote G: Athletic-MG, Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão, Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.
Os clubes do pote D enfrentarão os do pote H:
Pote D: Amazonas, Retrô, São Raimundo-RR, Caxias, Jacuipense-BA, FC Cascavel, Tocantinópolis, São Bernardo, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ
Pote H: Real Brasília, Itabuna-BA, Água Santa, Petrolina, Portuguesa Santista, Manauara-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Olaria e Independente.