CNJ autoriza emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito no RS

0

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os cartórios de registro civil do Rio Grande do Sul a emitir, de forma gratuita, certidões de nascimento, casamento e óbito até o fim de junho.

A decisão é do corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, nesta terça-feira (11), e vai beneficiar quem perdeu documentos nas enchentes no estado.

Leia Mais

Mercado pressiona Fazenda para ter projeções de chuva no RS no PIB

Após enchentes, Mercado Público de Porto Alegre reabrirá nesta sexta (14)

RS registra mais duas mortes relacionadas às enchentes; total chega a 175

O pedido foi feito pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O órgão vai promover a ação chamada “Central Cidadania” para atender a população.

Conforme Salomão, a iniciativa é de “grande relevância para a reconstrução das vidas atingidas pela tragédia, uma vez que a documentação básica é requisito fundamental para a obtenção de benefícios sociais e o cadastro nos programas mantidos pelo Poder Executivo”.

“A catástrofe climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul causou dezenas de mortes e afetou a vida de milhares de pessoas. Para além das vidas ceifadas e dos prejuízos materiais, outra consequência da tragédia é a perda ou destruição de documentos importantes, como carteiras de identidade, CPFs e certidões de registros de nascimento e casamento”, afirmou o corregedor.

Este conteúdo foi originalmente publicado em CNJ autoriza emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito no RS no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *