CCJ do Senado analisará projeto que prevê 30% de vagas para mulheres no Legislativo

0

Após aprovação na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisará o projeto de lei 763/2021, que estabelece uma cota de 30% para mulheres na diferentes Casas – assembleias legislativas, Câmara dos Deputados e câmaras municipais.

No caso do Senado, quando houver renovação de dois senadores por estado, pelo menos uma das vagas deve ser direcionada para as mulheres.

Leia Mais

Moraes nega devolver celular de ex-assessor, apreendido após depoimento

Musk critica Moraes e publica montagens do ministro após decisão sobre o X

Câmara dos Deputados aprova atualização da Lei Geral do Turismo

O projeto de lei altera uma regra do Código Eleitoral de 1965. O texto determina que as vagas nas câmaras e assembleias sejam distribuídas por alternância entre os sexos, da seguinte forma:

o primeiro lugar é ocupado pela mulher mais votada do partido;
o segundo é ocupado pelo homem mais votado do partido (a alternância de sexo continua até que as mulheres estejam em 30% dos lugares destinados às respectivas siglas);
os demais lugares são distribuídos de acordo com a ordem de votação nominal, independentemente do sexo.

Na avaliação da relatora do projeto no colegiado, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), a legislação atual – que prevê o mínimo de 30% de candidaturas femininas – não tem sido eficaz em garantir a participação igualitária das mulheres no Parlamento.

Apesar de as mulheres representarem mais da metade da população brasileira (51,8%) e a maioria do eleitorado (52,65%), elas ocupam apenas 17,7% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 14,8% no Senado, destacou a relatora na análise.

Segundo o texto aprovado, os suplentes devem ter o mesmo sexo dos candidatos eleitos. A ideia é que a garantia não seja prejudicada em caso de afastamento do titular.

*Com informações da Agência Senado
**Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em CCJ do Senado analisará projeto que prevê 30% de vagas para mulheres no Legislativo no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *