Caroline de Toni é eleita presidente da CCJ da Câmara

0

A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) foi eleita, nesta quarta-feira (6), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Ela teve 49 votos a favor e nove contra.

A congressista, aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enfrentava resistência de aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia Mais

Câmara aprova aumento de pena para crime que utilize de inteligência artificial contra mulher

Em “happy hour” com senadores, Lula confirma apoio a Alcolumbre para o comando do Senado

Tereza Cristina será relatora da PEC dos Mandatos do STF no Senado

Depois de semanas de negociação, líderes partidários avançaram ontem (5) no acordo para a divisão da presidência das comissões permanentes, que devem ser instalada nesta quarta-feira (6).

Como a CNN mostrou, o impasse sobre a presidência da CCJ – tida como a mais importante da Câmara e por onde passam praticamente todos os projetos – atrasou a distribuição.

Os partidos com as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir. O PL tinha prioridade na escolha por ter elegido 99 deputados em 2022 – a bancada atual tem 96. A CCJ, entretanto, também era cobiçada por partidos do Centrão.

No ano passado, o PL abriu mão de presidir a CCJ para ter a relatoria do Orçamento federal. Neste ano, a sigla decidiu reivindicar o colegiado e escolheu Carol De Toni para o cargo. A deputada é integrante da bancada do agronegócio e é defensora da pauta pró-vida contra a legalização do aborto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Caroline de Toni é eleita presidente da CCJ da Câmara no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *