Agradeço tanto ao Lira quanto o Pacheco, diz Haddad após aprovação do Perse

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agradeceu nesta terça-feira (30) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pela aprovação do projeto de lei que reconfigura as regras do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
A matéria foi aprovada nas duas Casas e, agora, vai à sanção.
Leia Mais
Relatora do Perse explica recuo no Senado: “Medo de ter um prejuízo maior”
TSE determina coleta de novas provas em julgamento sobre cassação de Seif
STF marca para dia 10 de maio julgamento virtual sobre ação de Bolsonaro contra Janones
“Ao contrário do que às vezes as manchetes sugerem: ‘Câmara e Senado aprovam gasto’. Na verdade, o que aconteceu foi exatamente o contrário: a Câmara e o Senado, e eu agradeço tanto ao Arthur Lira quanto ao Rodrigo Pacheco, disciplinaram e moralizaram um programa que estava dando muito problema não por culpa do Congresso, mas porque o desenho permitia que ele fosse burlado. E isso foi definitivamente corrigido”, disse Haddad.
O ministro deu a declaração em São Paulo (SP), pouco depois de o Senado aprovar o projeto que prorroga o Perse até dezembro de 2026. A proposta fixa um limite de gastos de R$ 15 bilhões com isenções fiscais. O texto aprovado pelos senadores manteve as regras aprovadas pela Câmara dos Deputados na semana passada.
O afago de Haddad a Lira e Pacheco se dá em meio a divergências entre Executivo e Legislativo, com uma escalada de tensão na articulação política do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, a temperatura subiu nos últimos dias depois de críticas do presidente do Senado a uma entrevista de Haddad, em que o ministro afirmou que o Legislativo precisa ter “responsabilidade fiscal”.
Pacheco também criticou a decisão do governo de judicializar a oneração de municípios e de 17 setores da economia. Nesta terça-feira, o senador cancelou um almoço com os ministros Rui Costa (Casa Civil), e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e com os principais líderes do governo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Agradeço tanto ao Lira quanto o Pacheco, diz Haddad após aprovação do Perse no site CNN Brasil.