Ações contra Seif e governador de Roraima aguardam Cármen Lúcia para entrar na pauta do TSE

0

Ações contra o senador Jorge Seif (PL-SC) e o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), aguardam definição da nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para entrar na pauta. A ministra Cármen Lúcia tomou posse na segunda-feira (3), substituindo Alexandre de Moraes.

Como presidente da Corte Eleitoral, é a magistrada quem define quais itens entrarão nas pautas dos julgamentos, e quando. Em sua primeira sessão à frente de novo mandato no Tribunal, um vereador do Paraná teve o seu mandato cassado.

Leia Mais

Saiba o que é o broche exclusivo de deputados para circular na Câmara, que Marçal utilizou

Vereador tem mandato cassado em primeira sessão de Cármen Lúcia como presidente do TSE

No TSE, Cármen Lúcia quer garantir liberdade do voto em presídios

Seif

Em abril, o TSE, sob a presidência de Moraes, determinou a coleta de mais provas no julgamento que pode levar à cassação do mandato de Seif.

O senador é acusado de ter cometido abuso de poder econômico na eleição de 2022, quando se elegeu para o Senado por Santa Catarina.

Segundo a acusação, Seif teria se beneficiado na disputa através da empresa Havan ao usar a estrutura física e veículos da companhia.

No Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Seif foi absolvido. No TSE, o Ministério Público Eleitoral (TSE) defende a cassação.

Dias antes do julgamento, Seif criticou o processo movido contra ele. “Não há provas, só narrativas”, disse à CNN. “Venci de 7 a 0 em Santa Catarina”, relembrou.

Ainda não há indicação de quando o processo será pautado.

Denarium

No TSE, também corre um recurso que pode cassar o mandato do governador de Roraima.

O TRE do estado já decidiu pela cassação, mas sua saída do cargo só poderá acontecer após uma decisão do TSE sobre o caso.

O governador foi condenado por criar um programa de distribuição de cestas básicas no início do ano eleitoral de 2022, visando promoção pessoal via publicidade institucional.

A defesa de Denarium argumenta à Justiça que, embora novo, o programa dava continuidade a outros, existentes além do ano eleitoral de 2022. Em posição manifestada no final de maio, o MPE defendeu a rejeição do recurso.

Também ainda não existe definição de quando o caso será analisado pelo TSE.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ações contra Seif e governador de Roraima aguardam Cármen Lúcia para entrar na pauta do TSE no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *