Impeachment: 19 deputados do partido de Bolsonaro não assinam pedido contra Lula

0

Nem todos os deputados do PL, partido de Jair Bolsonaro, assinaram o pedido de impeachment contra seu maior rival político: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O documento foi articulado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) com apoio da maioria maciça da bancada da legenda na Câmara dos Deputados. A justificativa do pedido tem como base a comparação feita por Lula da guerra entre Israel e Hamas com o holocausto sofrido pelos judeus na Segunda Guerra Mundial.

Leia Mais

“Chantagem do governo fracassou”, diz Zambelli sobre pedido de impeachment contra Lula

Deputados vão ao Tribunal de Haia contra Lula por fala sobre Israel; saiba quem assinou pedido

Nunes e Bolsonaro parecem viver um relacionamento sem compromisso

Ao todo, 19 dos 96 deputados federais em exercício do PL não assinaram o pedido. Com exceção de Altineu Côrtes (PL-RJ), líder da bancada do PL na Câmara, eles são considerados menos radicais e sem tanta ligação com a ala do partido turbinada após a filiação de ao partido.

Inclusive, parte desses deputados votou conforme queria o governo Lula em algumas pautas econômicas, como o novo marco fiscal e a reforma tributária. Neste último caso, muitos se posicionaram a favor da reforma mesmo com o PL orientando seus deputados a votar contra.

Veja os deputados do PL que não assinaram o pedido de impeachment já protocolado contra o presidente Lula:

Altineu Côrtes (PL-RJ)
Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP)
Giacobo (PL-PR)
Henrique Júnior (PL-MA)
Icaro de Valmir (PL-SE)
João Carlos Bacelar (PL-BA)
Jorge Goetten (PL-SC)
Júnior Mano (PL-CE)
Luciano Vieira (PL-RJ)
Luiz Carlos Motta (PL-SP)
Matheus Noronha (PL-CE)
Paulo Marinho Junior (PL-MA)
Robinson Faria (PL-RN)
Rosângela Reis (PL-MG)
Sonize Barbosa (PL-AP)
Soraya Santos (PL-RJ)
Tiririca (PLSP)
Vinicius Gurgel (PL-AP)
Wellington Roberto (PL-PB)

Líder dos deputados do PL, Altineu Côrtes afirmou à CNN que não assinou o pedido porque a intenção é que ele seja o relator do processo na Câmara, caso seja aceito pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) — o que não tem perspectiva de acontecer.

“O partido quer que eu seja o relator. Por isso, não assinei. A maioria esmagadora assinou do nosso partido”, afirmou.

O deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) afirmou à CNN que não assinou o pedido porque não concorda com a iniciativa nem com as justificativas apresentadas.
“Quem o povo elegeu não deve ser retirado do cargo pelo Congresso”.

A assessoria da deputada Carla Zambelli, autora do pedido de impeachment, informou que o documento foi protocolado com 139 assinaturas em apoio. No entanto, que cerca de mais quatro deputados pediram para incluir suas assinaturas. Entre eles, Giacobo. A previsão de Zambelli é que o pedido chegue a até 146 assinaturas.

O deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) disse ter sido uma “surpresa” saber que colegas não assinaram o pedido. “Nosso partido é um partido de oposição. Portanto, acho que o presidente do partido talvez devesse ter uma conversa com esses parlamentares. Cada um tem o seu motivo, mas acho inexplicável isso aí”.

Seu colega Bibo Nunes (PL-RS) disse “lamentar muito” o posicionamento de quem não aderiu. “Sinceramente, não entendo esse comportamento e não concordo”.

Sob reserva, outros parlamentares do PL afirmaram à CNN que os deputados desse grupo são tidos como mais simpáticos ao governo Lula ou “do sistema”. Um chegou a dizer que acredita que serão “expurgados do partido naturalmente” com o tempo.

A CNN apurou que a direção nacional do PL não pretende retaliar os deputados que não assinaram o pedido de impeachment.

Na relação há também deputados federais de partidos que integram a Esplanada dos Ministérios. No total, 42 congressistas de MDB, PSD, União Brasil, PP e Republicanos.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), deu prazo até esta quinta-feira (29) para que retirassem as assinaturas.

O Palácio do Planalto, no entanto, descarta uma retaliação, já que avalia que é o momento de o presidente aumentar o diálogo com parlamentares independentes ou de oposição.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Impeachment: 19 deputados do partido de Bolsonaro não assinam pedido contra Lula no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *