TCU pede que governo indique presidente para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear

0

O Tribunal de Contas da União (TCU), concluiu, nesta quarta-feira (21), o relatório de acompanhamento da estruturação da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN).

Criada em 2021, a ANSN tem a finalidade de monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear e a proteção radiológica das atividades e das instalações nucleares, materiais nucleares e fontes de radiação no território nacional.

Leia Mais

Itamaraty torce por saída espontânea do embaixador de Israel no Brasil, dizem fontes

Exército prepara salas no Comando Militar do Planalto para eventuais prisões de Bolsonaro e generais

Nas redes sociais, Lula reverte repercussão negativa sobre Israel

No entanto, passados mais de dois anos, a ANSN ainda não foi integralmente constituída, uma vez que a vigência da lei foi postergada até a nomeação do Diretor-Presidente.

Com isso em mente, o TCU recomendou ao governo federal que indique um presidente para a autoridade “com a maior brevidade possível”.

O Tribunal ainda afirma que, a demora para indicação do diretor-presidente, “expõe pessoas e meio ambiente ao risco de aumento do número de eventos de segurança nuclear e expõe a imagem do Brasil no exterior, tendo em vista o descumprimento sistemático de acordos internacionais celebrados pelo país”.

Segundo o Corte, a partir dessa nomeação, a equipe terá como foco as medidas administrativas que serão adotadas para estruturação física e de pessoal próprio da ANSN.

O indicado pelo Planalto precisará passar por uma sabatina no Senado Federal. O primeiro diretor-presidente da ANSN terá um mandato de quatro anos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em TCU pede que governo indique presidente para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *