Pesquisa avalia percepção dos parlamentares sobre o STF

0

Uma pesquisa exclusiva da consultoria Ranking dos Políticos para a CNN revela a avaliação do Congresso Nacional em relação à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e o apoio dos parlamentares a projetos que visam limitar o poder do órgão.

O levantamento quis saber o que os congressistas esperam da atuação do senador e ex-ministro da Justiça Flávio Dino como magistrado do STF. Dino assume na próxima quinta-feira (22) a cadeira de Rosa Weber, que se aposentou em setembro de 2023.

Os resultados da pesquisa indicam que 47,6% dos senadores acreditam em uma atuação boa ou ótima de Dino, enquanto 42,9% dizem que sua atuação será ruim ou péssima e 9,5%, regular. Não sabe ou não respondeu ficou em 0%.

Leia Mais:

Dino vai apresentar PEC para punir juízes e militares que cometerem delitos graves com expulsão sem salário

Dino abre mão de festa, mas terá missa após tomar posse no STF

Congresso tenta acelerar votação para derrubada de vetos ao Orçamento

Na Câmara, 34,3% consideram que a atuação será boa ou ótima, 48% acreditam que será ruim ou péssima e 13,7% acham que será regular. Não sabe ou não respondeu ficou em 3,9%.

Qual sua expectativa sobre a atuação de Flávio Dino como ministro do STF? / Reprodução/CNN

A pesquisa ouviu 102 deputados federais de 21 partidos e 21 senadores de 13 partidos, respeitando o critério da proporcionalidade partidária, entre 5 e 14 de fevereiro.

Atuação dos ministros do STF

Outra parte do levantamento avaliou a atuação dos ministros do STF.

Para 33,3% dos senadores, a atuação dos ministros é boa ou ótima; outros 23,8% acham regular; e 42,9% ruim ou péssima. Não sabe ou não respondeu foi de 0%.

Na Câmara, 33,3% responderam ótima ou boa; 8,8% regular; e 54,9% ruim ou péssima. Não sabe ou não respondeu foi de 2,9%.

Como o senhor avalia a atuação dos ministros do STF? / Reprodução/CNN

Limitação dos poderes do STF

A pesquisa também abordou a opinião sobre propostas de emendas constitucionais que limitam os poderes do STF. Uma delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 50, que dá aos parlamentares a possibilidade de anularem decisões consideradas inconstitucionais.

A medida recebeu apoio de 52,4% dos senadores; 33,3% discordam. Não sabe ou não respondeu foi de 14,3%. Entre os deputados, 46,1% apoiam, 31,4% não concordam e 22,5% não sabe ou não respondeu.

O Congresso deveria ter a prerrogativa, por maioria constitucional e qualificada, de revogar decisões do STF? / Reprodução/CNN

A PEC 51, que prevê mandatos com prazos determinados para ministros do STF, tem apoio de mais da metade nas duas casas. No Senado, 57,1% concordaram e 28,6% discordaram. Não sabe ou não respondeu foi de 14,3%. Na Câmara, 59,8% concordaram, 23,5% discordaram e 16,7% não sabe ou não respondeu.

A pesquisa também abordou a opinião sobre a PEC já aprovada pelo Senado que limita decisões monocráticas de tribunais superiores, com 48% dos deputados concordando, 27,5% discordando e 24% não sabendo ou não respondendo.

*Publicado por Douglas Porto

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa avalia percepção dos parlamentares sobre o STF no site CNN Brasil.

​ 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *