Saiba por que Toffoli está substituindo André Mendonça no TSE
![](https://centraldapolitica.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Captura-de-tela-2024-06-08-233542-GoH7CD-1024x626.png)
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não foi empossado como ministro titular do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Desde que testou positivo para Covid-19, no início da semana passada, Mendonça permanece afastado de atividades presenciais.
No TSE, Cármen Lúcia quer garantir liberdade do voto em presídios
Toffoli devolve para julgamento caso sobre descriminalização da maconha para consumo próprio
Mendonça vota contra decisão de Moraes que suspendeu norma que dificulta aborto em gestação decorrente de estupro
Com o afastamento dele, o ministro Dias Toffoli foi chamado para as sessões do TSE.
Toffoli é um dos ministros substitutos da Corte eleitoral. Ele foi chamado por ser o ministro substituto mais antigo, entre os integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem a Corte.
À CNN, o gabinete do ministro informou que ele está bem de saúde, mas cumpre todo o protocolo padrão de isolamento, relativo à doença. Mendonça segue participando, por videoconferência, das sessões do STF, como aconteceu na última quinta-feira (6) — no mesmo dia, Toffoli participou, mais cedo, da sessão presencial do TSE.
Mendonça ocupará no TSE a vaga que pertencia ao ministro Alexandre de Moraes, que se despediu da Corte eleitoral na última segunda-feira (3), alterou a composição efetiva da corte.
O ministro do STF André Mendonça participou, de forma remota, de sessão da Corte por estar adoentado / 06/06/2024 – Reprodução/YouTube/STF
Ministros efetivos (TSE)
Cármen Lúcia Antunes Rocha (Presidente) – STF
Kassio Nunes Marques (Vice-Presidente) – STF
André Mendonça (ainda a ser empossado) – STF
Raul Araújo Filho (Corregedor-Geral) – STJ
Maria Isabel Diniz Gallotti Rodrigues – STJ
Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto – jurista
André Ramos Tavares – jurista
Conforme a Constituição, a corte é formada por sete magistrados, entre três ministros do STF, dois do STJ e dois juristas, indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República.
Cada ministro permanece no posto por dois anos seguidos e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos. A rotatividade dos juízes eleitorais tem como objetivo afastar decisões de cunho político e promover o tratamento igualitário dos processos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba por que Toffoli está substituindo André Mendonça no TSE no site CNN Brasil.