“Nunca irei me entregar”, diz Trump em pronunciamento após condenação

0

“Eu sou o candidato líder nas pesquisas a ponto de ser capaz de acabar com a eleição, mas eu não posso dizer isso, só vocês podem”, afirmou Donald Trump em seu primeiro pronunciamento oficial após a condenação por 34 crimes relacionados à falsificação de registros contábeis para esconder o suborno à atriz pornô Stormy Daniels, ocorrido em 2016, determinada após sessão ocorrida em Nova York entre quarta e quinta-feira (29 e 30/5). Antes mesmo de a coletiva de imprensa ter início, a frese “nunca irei me entregar”, era estampada.

Ao fim do júri, Trump já havia afirmado que o julgamento havia sido manipulado, porém, o pronunciamento oficial do ex-presidente ocorreu apenas no final da manhã desta sexta-feira (31/5). “Condenação injusta”, avaliou.

“Eu nunca tinha visto isso de falsificar documentos comerciais. Foi uma despesa legal, jurídica. Eu poderia ir no livro de registros de transações de qualquer pessoa aqui e conseguir acabar com a sua vida. Isso nunca deveria ser possível de acontecer com um presidente e não podemos deixar isso acontecer de novo em qualquer futuro”, continuou Trump.

A condenação histórica do ex-presidente tem como pano de fundo a disputa eleitoral que polariza os Estados Unidos entre o candidato republicano, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden, atual presidente do país. Mesmo com a decisão, a legislação norte-americana não impede que Trump dispute a Presidência, mesmo tendo sido condenado por caso envolvendo o pleito de 2016.

“Ninguém queria trazer o caso a tona porque seria um caso ridículo. Queremos um juiz sem conflitos de interesse”, pediu Trump no pronunciamento. “Não era suborno, era acordo de confidencialidade, totalmente honesto. Não há nada de errado com isso.”


0

Durante a coletiva de imprensa, Donal Trump ainda voltou a pedir que seus apoiadores realizem doações com o objetivo de angariar fundos para a sua candidatura. Desde o veredito, a equipe de Trump redirecionou o site de sua campanha diretamente para uma página de arrecadação de dinheiro. Na quinta-feira, inclusive, o site chegou a sair do sistema após inúmeras doações.

Apesar de ser considerado culpado, a pena de Donald Trump será anunciada apenas em 11 de julho pelo juiz Juan Merchan. As chances de que o ex-presidente seja mandado para a prisão são consideradas pequenas. Vale destacar que a sentença será anunciada a poucos dias da Convenção Nacional do Partido Republicano, em que será anunciado o candidato do partido para disputar as eleições deste ano.

Aguarde mais informações

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *