Saiba o que é o Conselhão, que Lula reúne nesta quinta (16) para discutir calamidade no RS
O grupo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunirá nesta quinta-feira (16) foi criado em seu primeiro mandato e voltou a existir no ano passado.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), apelidado de Conselhão, surgiu em 2003 e tem o intuito de debater agendas e temas de interesse dos vários segmentos sociais.
Para esta quinta-feira (16), Lula convocou o Conselhão para discutir a calamidade no Rio Grande do Sul, buscando unir esforços e ampliar o apoio ao estado após os estragos causados pelas fortes chuvas.
Leia Mais
Lula diz não ter “noção que tinha tanta gente negra no Rio Grande do Sul”
Relatora de ajuda de R$ 12 bilhões ao RS diz que pretende manter proposta do Planalto
Saiba quem é o deputado que votou contra pedido de cassação de Chiquinho Brazāo
Extinção e retorno
Em funcionamento por mais de 15 anos, o Conselhão foi extinto em 2019, no começo da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 2023, no início de seu terceiro mandato, Lula recriou a estrutura e adicionou o termo “Sustentável” ao seu nome, a fim de enfatizar o cenário de mudanças climáticas.
Quantas pessoas estão no grupo?
Atualmente, o Conselhão é composto por 245 integrantes – 147 homens e 98 mulheres.
Entre eles, há empresários, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, do setor financeiro, do agronegócio, de fintechs, comunidades indígenas, entre outros.
Além do papel de debate, o Conselhão também tem a função de assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, contemplando os interesses dos diferentes grupos sociais.
*Sob supervisão de Nathan Lopes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba o que é o Conselhão, que Lula reúne nesta quinta (16) para discutir calamidade no RS no site CNN Brasil.
