Justiça acata ação de Boulos e manda X apagar post de Bolsonaro com montagem
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou uma ação movida pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por uma publicação do ex-presidente no X (antigo Twitter), no início de maio.
A decisão da juíza Gisele Valle Monteiro da Rocha determina que o X remova a postagem no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 1.000, com limite de R$ 30 mil.
O post compartilhado no perfil oficial do ex-presidente repercute uma notícia do portal “Metrópoles” sobre fugas em presídios brasileiros.
– O maior mentiroso da história do Brasil em sua rotina diária.
– Claro, que esse sigilo é apenas mais uma cabulosa coincidência! pic.twitter.com/YpbjgQTgCJ
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 5, 2024
No print publicado por Bolsonaro, a foto em destaque da matéria mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abraçado com o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de São Paulo — na matéria original, a foto é de um presídio, e não há qualquer menção ao parlamentar.
Na legenda do tweet, o ex-presidente escreveu: “O maior mentiroso da história do Brasil em sua rotina diária. Claro, que esse sigilo é apenas mais uma cabulosa coincidência!”
Leia mais
Justiça determina exclusão de posts em que Boulos sugere inelegibilidade de Nunes
Lula quer Edinho Silva na presidência do PT em 2025
Justiça aceita queixa de Weintraub contra Boulos por postagem feita em 2021
A decisão da juíza considera que “configura ato ilícito a veiculação de publicação que distorceu/adulterou a reportagem, realizando uma montagem na qual retirou a foto original da reportagem e inseriu uma foto totalmente diversa do conteúdo jornalístico em questão, buscando relacionar o autor como sigilo dos dados sobre fugas em presídios, em ato compatível com as fake news”.
A magistrada ainda avaliou que houve “aparente uso abusivo da liberdade de comunicação e expressão”.
A CNN procurou a defesa do ex-presidente para comentar a decisão e aguarda retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Justiça acata ação de Boulos e manda X apagar post de Bolsonaro com montagem no site CNN Brasil.
